Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Gigante de Cerne Abas: nova pista aponta origem do desenho depravado

Um estudo feito com caracóis muda o que sabemos sobre a curiosa imagem traçada antigamente na Inglaterra

Vanessa Centamori Publicado em 08/07/2020, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gigante de Cerne Abas - Getty Images
Gigante de Cerne Abas - Getty Images

O Gigante de Cerne Abas intriga há tempos pesquisadores, que não conhecem ao certo sua origem. Ele é um grande desenho misterioso, de mais de 55 metros, que ocupa uma colina inglesa no condado de Dorset. Bem inusitado, apresenta um homem com o órgão genital ereto.  

Agora, um estudo recente feito com o solo da área do desenho revelou que o gigante não foi traçado na pré-história, como muito se pensava antes, mas, sim, na Idade Média. A informação, divulgada pela BBC, surgiu a partir da análise de conchas de caracóis, como parte do projeto arqueológico do fundo britânico National Trust. 

Acontece que os pesquisadores da entidade acharam no Gigante de Cerne Abas duas espécies microscópicas de caracóis terrestres. Os moluscos identificados eram originários dos séculos 13 e 14 e viveram na Inglaterra medieval.

"Eles chegaram aqui acidentalmente, provavelmente em palha e feno usados ​​como embalagem para mercadorias do continente", explicou o arqueólogo Mike Allen, da National Trust.

Espécie de caracol introduzida em tempos medievais, que foi identificada no Gigante de Cerne Abas /Crédito:  Wikimedia Commons 

Teorias contraditórias

Algumas descobertas anteriores envolvendo o Gigante de Cerne Abas originaram hipóteses variadas, e muitas vezes contraditórias sobre sua datação. Alguns especialistas dizem que ele é de origem celta, pois seria visualmente parecido com um deus ilustrado em um utensílio, datado de 10 a 51 d.C, que estava no forte inglês de Hod Hill.

Outra teoria diz que o gigante representa o deus greco-romano Hércules. Algumas das linhas da figura teriam sido apagadas pelo tempo. No entanto, elas formariam a capa feita da pele do Leão de Neméia.

E ainda, há quem acredite que a figura foi feita na Guerra Civil Inglesa como uma paródia de Oliver Cromwell. Ou ainda, que o gigante foi alterado no período vitoriano e que sua anatomia junta um pênis, um pouco menos grandioso do que parece, com um umbigo bem marcado.

Mais testes, com base em amostras do solo, ainda estão para serem divulgados em breve para ajudar a confirmar a origem medieval de uma vez por todas. Os pesquisadores esperam dar uma idade mais precisa à figura, pois determinarão quando os grãos minerais no solo foram expostos pela última vez à luz solar.