Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Goma de cogumelo causa 'alucinações perturbadoras' e são recolhidas na Austrália

No início do mês, jovem foi encontrado inconsciente após consumo e outros casos incluem desde convulsões até espasmos involuntários; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 27/06/2024, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Goma de cogumelo que causa 'alucinações perturbadoras' - Divulgação
Goma de cogumelo que causa 'alucinações perturbadoras' - Divulgação

Na Austrália, pessoas estão sendo hospitalizadas com 'alucinações perturbadoras', tonturas e espasmos involuntários depois de consumirem gomas de cogumelo produzidas pela Uncle Frog’s

+ Piloto alega que efeitos de ‘cogumelo alucinógeno’ o fizeram desligar motor de avião

No início desse mês, um adolescente do sul do país foi encontrado inconsciente após consumir o produto, relatou o departamento de saúde do estado nesta quinta-feira, 27, conforme repercutido pelo The Guardian. O jovem já foi tratado e está recuperado. 

Na noite da última quarta, 26, a New South Wales Health emitiu um alerta para que as pessoas não consumissem as gomas de cogumelo. Desde abril, pelo menos cinco pessoas foram hospitalizadas no estado de Nova Gales do Sul por "toxicidade inesperada" após consumirem os sabores 'cordyceps' e 'juba de leão'.

O departamento de saúde de Victoria emitiu um alerta semelhante confirmando que houve "várias" hospitalizações ligadas ao consumo das gomas. Os sintomas incluem atividades semelhantes a convulsões e espasmos involuntários, alucinações perturbadoras, ansiedade, tontura, perda de consciência, pulso acelerado, náuseas e vômitos, informou a NSW Health.

As investigações estão em andamento sobre o que esses produtos contêm", disse o Dr. Darren Roberts, diretor médico do Centro de Informações sobre Venenos da NSW.

"Recomendamos fortemente que as pessoas não consumam esses produtos. Se você tiver esses produtos, descarte-os com segurança, longe de crianças e animais de estimação para evitar consumo acidental", prossegue.

Investigações em andamento

Já a diretora de saúde de NSW, Dra. Kerry Chant, reforçou para que as pessoas levem os avisos a sério e, segundo o Guardian, informou que existe uma investigação "bastante complexa" em andamento.

Não conhecemos as substâncias, mas a hipótese é que exista algum tipo de substância no produto que esteja causando esses sinais de toxicidade", disse ela.

O departamento de saúde de Victoria disse que as pessoas passaram mal após consumir "até mesmo uma pequena quantidade desses produtos".

Desta forma, as gomas foram recolhidas de todo o país "devido à presença de novos ingredientes alimentares não aprovados" que podem causar sintomas adversos se consumidos, informou a Food Standards Australia New Zealand.

"Os consumidores não devem consumir este produto", diz a nota de recall. "Os consumidores devem devolver o produto ao local de compra para obter o reembolso total. Qualquer consumidor preocupado com a sua saúde deve procurar aconselhamento médico".

Segundo descrito pela embalagem das gomas, os clientes que consumirem o produto poderão "experimentar o multiverso", alegando que elas são "infundidas com o melhor cânhamo da terra". O sabor da juba do leão promete reforçar a "memória e o foco", enquanto o cordyceps se orgulha de fornecer "energia e poderes naturais".