Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / TikTok

Governo de Biden pressiona para forçar venda de TikTok

Governo americano quer garantir que plataforma não forneça informações dos usuários americanos para China

Redação Publicado em 27/12/2022, às 11h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imgem ilustrativa de celular abrindo aplicativo do TikTok. - Nitish Gupta por Pixabay
Imgem ilustrativa de celular abrindo aplicativo do TikTok. - Nitish Gupta por Pixabay

Devido à preocupação do governo norte-americano com os moradores dos EUA sobre o alto uso da plataforma TikTok — aplicativo chinês —, autoridades têm pressionado a venda do controle da rede social para o país.

A informação do pedido do governo de Joe Biden foi divulgada nessa segunda-feira, 26, pelo The Wall Street Journal. Segundo informações do site de notícias O Globo, o país não quer correr o risco da China utilizar a plataforma para induzir os moradores em alguma questão política ou que os espionem.

Nos Estados Unidos, cerca de 100 milhões de pessoas possuem uma conta no TikTok, sendo um forte concorrente contra as redes sociais da Meta — conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social — Instagram e Facebook.

Venda

Desde o governo de Donald Trump, os EUA vêm realizando uma proposta de venda forçada ao lado do Comitê de Investimentos Estrangeiros do país para ter os direitos da plataforma.

Quando Trump deixou o cargo de presidente do país, Biden cancelou os planos de realizar uma venda forçada, em virtude do Departamento do Tesouro achar que a compra pode gerar um grande impacto na economia americana, podendo de ser anulada na Justiça.

Devido à preocupação, o plano de Biden é negociar com os representantes da empresa chinesa para evitar qualquer risco de segurança levantado pelas autoridades dos Estados Unidos.

O Wall Street Journal relembrou que o TikTok demitiu algumas pessoas que estavam ligadas ao acesso impróprio de dados de jornalistas na plataforma como forma de controle.

Ainda segundo a fonte, porém, os políticos americanos ainda não acreditam nos argumentos da ByteDance — empresa chinesa de tecnologia — de que não vão divulgar dados dos usuários americanos ao governo da China.