Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Educação

Governo Lula deve suspender a implementação do novo ensino médio

Diversos movimentos sociais e ativistas estão pedindo pela revogação do novo sistema de ensino médio

Eduardo Lima, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 03/04/2023, às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente Lula discursando em setembro de 2022 - Alexandre Schneider/Getty Images
O presidente Lula discursando em setembro de 2022 - Alexandre Schneider/Getty Images

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve suspender a implementação do novo ensino médio nos próximos dias. O presidente e sua equipe tem sofrido críticas que só vêm se intensificando de professores e estudantes sobre o assunto. Por isso, informações da Folha de S.Paulo mostram que uma portaria provavelmente será publicada nos próximos dias para interromper o prazo de implementação da política educacional.

As mudanças no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), previstas para o ano que vem, 2024, também serão interrompidas. Também segundo a Folha, o Enem é, atualmente, a principal porta de entrada para cursos superiores no Brasil. Essas mudanças adequariam a prova ao novo modelo de ensino médio.

A suspensão vai durar enquanto o prazo de consulta pública sobre o tema continuar. Esse período começou em março e tem 90 dias de duração, podendo ser prorrogado, e com mais 30 dias para o Ministério da Educação (MEC) elaborar um relatório. A consequência prática disso é a suspensão de ter um Enem diferente em 2024.

Revogação?

O ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana (PT), já se mostrou contrário à revogação do novo ensino médio, que é o que pedem muitos dos movimentos de estudantes e de educadores que protestam a política educacional aprovada no governo de Michel Temer (MDB). Revogar a medida por completo seria, segundo o ministro, um retrocesso, mas ele defende que sejam feitos ajustes no modelo atual.