Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Guerra entre Rússia e Ucrânia pode acabar em maio, diz assessor de Zelensky

Oleksiy Arestovich explicou a afirmação em vídeo divulgado pela mídia ucraniana

Redação Publicado em 15/03/2022, às 08h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prédio residencial atingido por bombas nesta terça-feira, em Kiev - Getty Images
Prédio residencial atingido por bombas nesta terça-feira, em Kiev - Getty Images

Oleksiy Arestovich, assessor do chefe de gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira, 15, que a guerra contra a Rússia poderá ter fim em maio. Segundo ele, nesse período, os russos deverão estar sem recursos para atacar.

Conforme informou a agência de notícias Reuters, em um vídeo que tem circulado na mídia ucraniana, Arestovich declarou que o momento exato do encerramento dependeria de quantos recursos o Kremlin estaria disposto a comprometer com a campanha.

"Acho que o mais tardar em maio, início de maio, devemos ter um acordo de paz, talvez muito antes, veremos, estou falando das últimas datas possíveis", considerou o assessor, de acordo com o UOL.

"Estamos em uma bifurcação na estrada agora: ou haverá um acordo de paz muito rapidamente, dentro de uma ou duas semanas, com retirada de tropas e tudo, ou haverá uma tentativa de juntar alguns, digamos, sírios por uma segunda rodada e, quando os triturarmos também, um acordo em meados de abril ou final de abril”, disse Arestovich.

Segundo o portal de notícias, o assessor ainda considerou a possibilidade de a Rússia enviar novos recrutas após um mês de treinamento. Ele avaliou, contudo, que ainda que haja um acordo de paz, pequenos confrontos poderão ser desencadeados ao longo de um ano.