Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Hamas

Hamas explica por que libertou mãe e filha, que têm dupla nacionalidade

Mãe e filha, que foram feitas como reféns desde o dia 7, estão a caminho de uma base militar israelense

Redação Publicado em 20/10/2023, às 17h56 - Atualizado em 21/10/2023, às 11h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Judith Raanan e Natalie Raanan - Reprodução/Facebook/Israel no Brasil
Judith Raanan e Natalie Raanan - Reprodução/Facebook/Israel no Brasil

Na última sexta-feira, 20, duas cidadãs estadunidenses foram libertas pelo Hamas. Judith Raanan, 59, e Natalie Raanan, 18, mãe e filha, estão a caminho de uma base militar em Israel, após permanecerem sob a custódia do grupo extremista desde o último dia 7.

Elas foram deixadas na fronteira de Israel e irão se reunir nas próximas horas com seus familiares, segundo um comunicado oficial divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Conforme repercutido pelo portal de notícias do UOL, a mídia israelense afirmou que não houve negociações entre o Hamas e Israel para as americanas serem libertas. Em suas redes sociais, a irmã de Judith, Saray Cohen, repassou a gratidão de sua irmã pelo apoio e compartilhou a felicidade da mesma por estar cercada de amigos e familiares.

Durante uma entrevista à emissora de televisão, Al Jazeera, um dos membros do grupo armado afirmou que a organização decidiu liberá-las em razão do declínio no estado de saúde da mãe.

Além disso, ele também afirmou que o gesto serve para “provar para a comunidade internacional que o Hamas não é uma organização terrorista”. O extremista alega que o Hamas vai negociar a soltura dos reféns quando os ataques a Gaza forem encerrados.

Liberdade

Mãe e filha residem em na cidade de Evanston, em Illinois, mas foram até Israel para celebrar o aniversário de 85 anos de um membro de sua família. Segundo o jornal The Times of Israel, seus parentes também afirmaram que ambas possuem dupla nacionalidade, americana e israelense.

A família estava reunida em Nahal Oz, um kibutz localizado a cerca de 1,5 km da fronteira com a Faixa de Gaza, quando começou o ataque do Hamas.

Em um comunicado oficial, também divulgado nesta sexta-feira, 20, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, demonstrou felicidade diante da libertação de mãe e filha e com seu eventual retorno ao solo americano.

As duas e as suas famílias terão o total apoio do governo dos Estados Unidos, para se recuperarem e se curarem. Todos devemos respeitar a sua privacidade neste momento", afirmou o presidente dos EUA.

Em seu comunicado, ele também garantiu o retorno de outros reféns norte-americanos.

Desde os primeiros momentos deste ataque, temos trabalhado 24 horas por dia para libertar os cidadãos americanos que foram feitos reféns pelo Hamas e não vamos cessar os nossos esforços para garantir a libertação daqueles que ainda estão detidos", declarou Joe Biden.