Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Incêndio

Entenda como mansão sobreviveu ao incêndio que queimou sua vizinhança no Havaí

Os donos do imóvel revelaram em entrevista que medidas tomadas por eles acabaram protegendo sua residência das chamas

Ingredi Brunato Publicado em 22/08/2023, às 14h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem aérea da paisagem do Havaí após o incêndio - Divulgação/ Youtube/ New York Post
Imagem aérea da paisagem do Havaí após o incêndio - Divulgação/ Youtube/ New York Post

Em uma conversa recente com o LA Times, um casal morador da ilha de Maui, no Havaí, explicou como sua mansão de 4 milhões de dólares (cerca de 19,8 milhões de reais na cotação atual) sobreviveu ao devastador incêndio que consumiu sua vizinhança. 

A residência de Dora Atwater Millikin e Dudley Longe Millikin 3º, embora seja feita de madeira, um material comum e que não é, de forma alguma, à prova de fogo, ela permaneceu de pé enquanto seus arredores foram reduzidos a restos carbonizados. 

A dupla estadunidense, aliás, nunca teve a intenção de tornar sua casa resistente a incêndios, mas, quando fizeram nela uma restauração, acabaram alcançando esse objetivo por acidente. Entenda! 

Acaso feliz 

Eles trocaram o telhado de asfalto (que é inflamável), por exemplo, por um de metal pesado para evitar goteiras, e limparam a vegetação que cercava o imóvel a fim de evitar cupins. Essas duas medidas acabaram tendo o efeito de proteger sua residência das chamas: 

Quando tudo isso estava acontecendo, havia pedaços de madeira — 6, 12 polegadas de comprimento — que estavam pegando fogo e quase flutuando no ar com o vento e tudo mais. Eles batiam nos telhados das pessoas, e se fosse telhado de asfalto pegava fogo. Caso contrário, eles cairiam do telhado e incendiariam a folhagem ao redor da casa", disse Atwater Millikin ao LA Times. 

Assim, como eles não tinham essa folhagem, e seu telhado não pegava fogo devido ao material diferenciado, a mansão continuou de pé, intocada pelas chamas, mesmo quando toda sua vizinhança foi incendiada.