Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Colômbia

Herança de Escobar: Colômbia gastará milhões de dólares para se livrar de hipopótamos

Narcotraficante levou animais para Hacienda Napoles na década de 1980; hoje, Colômbia abriga maior população dos animais fora da África

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 30/03/2023, às 13h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de hipopótamo e o narcotraficante Pablo Escobar - Pixabay/clarbner / Colombian National Police via Wikimedia Commons
Imagem ilustrativa de hipopótamo e o narcotraficante Pablo Escobar - Pixabay/clarbner / Colombian National Police via Wikimedia Commons

O governo colombiano estimou que o país gastará cerca de 3,5 milhões de dólares para a transferência de 70 hipopótamos que pertenciam ao traficante Pablo Escobar. Os animais serão enviados para santuários no exterior. 

No final dos anos 1980, o chefe do Cartel de Medellín trouxe um pequeno número de animais da África para fazer parte de seu zoológico particular na Hacienda Napoles. Entretanto, depois de sua morte, em 1993, os animais foram deixados livres. 

Desta forma, repercute o The Guardian, eles passaram a ocupar uma área quente e pantanosa na região de Antioquia, onde as autoridades ambientais não conseguiram mais conter sua população.

As autoridades colombianas informaram que planejam capturar e realocar quase metade dos hipopótamos nos próximos meses. Espera-se que 10 sejam enviados ao Santuário de Ostok, no norte do México, e os outros 60 para uma instalação na Índia, ainda sem nome definido. 

Toda a operação deve custar cerca de US$ 3,5 milhões”, informou Ernesto Zazueta, proprietário do Santuário de Ostok.

Os hipopótamos colombianos

Desde que os hipopótamos escaparam após a morte de Escobar, o governo da Colômbia falhou inúmeras vezes em conter a crescente da população, que fez da bacia do rio Magdalena o seu lar. 

No ano de 2009, recorda o The Guardian, as autoridades tentaram abater os animais, mas depois que imagens foram vazadas, a população se revoltou com a ação. Atualmente, uma esterilização dos animais continua em vigor, mas os hipopótamos se reproduzem mais rápido dos que os especialistas locais conseguem encontrá-los, capturá-los e castrá-los. 

Quando chegaram a Hacienda Napoles, a população de hipopótamos eram de apenas quatro. Atualmente, porém, estima-se que eles sejam um número superior a 130 — fazendo da Colômbia a maior população do mamífero fora da África. 

Pela falta de predadores naturais, a população continuará crescendo de forma exponencial. Projeções apontam que, se nada for feito, a Colômbia terá 1.400 hipopótamos até o ano de 2034.