Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Polônia

Naufrágio raro da Idade Média é descoberto na Polônia

Datada entre os séculos 14 e 18, a embarcação já chegou a transportar 100 toneladas de cargas, segundos os arqueólogos

Alana Sousa Publicado em 29/01/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem sonar do barco descoberto em rio polonês - Divulgação/A. Szerszeń/Science in Poland
Imagem sonar do barco descoberto em rio polonês - Divulgação/A. Szerszeń/Science in Poland

Durante estudo realizado no rio Vístula, localizado na Polônia, foi encontrado os restos de um navio que pode ter até 700 anos. O projeto foi financiado com recursos do Ministério da Cultura e do Patrimônio Científico, e contou com apoio do Instituto de Arqueologia da Universidade de Varsóvia.

O naufrágio mede cerca de 36 metros de comprimento e 6 de largura. Os pesquisadores acreditam que quando estava na ativa, o barco chegou a transportar 100 toneladas de mercadorias.

Artur Brzóska, arqueólogo subaquático e chefe do projeto, explicou em comunicado a função da embarcação: “acredito que o barco provavelmente transportou grãos para Gdańsk. Tais bens não puderam ser preservados”.

Ainda de acordo com os arqueólogos envolvidos na descoberta, o naufrágio é datado da Idade Média, provavelmente entre os séculos 14 e 18. Além do navio, foi encontrado restos de uma ponte construída pelo exército alemão, durante a Segunda Guerra.


+Saiba mais sobre naufrágios:

Titanic. A Verdadeira e Trágica História e os Atos de Heroísmo de Seus Passageiros, de Rupert Matthews - https://amzn.to/2JFJ4fW

Titanic: Minuto a minuto, de Jonathan Mayo - https://amzn.to/34kLDfd

Titanic - a história completa, de Philippe Masson - https://amzn.to/2NvHZbF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.