Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Homem inocentado

Homem acusado de estupro há 47 anos é inocentado após exame de DNA

Exame que inocentou norte-americano não estava disponível na época do crime

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 06/09/2023, às 07h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O americano Leonard Mack - Divulgação/Elijah Craig II/Innocence Project
O americano Leonard Mack - Divulgação/Elijah Craig II/Innocence Project

Um cidadão americano que passou 7 anos atrás das grades injustamente finalmente foi declarado inocente quase cinco décadas depois, graças a um novo teste de DNA, conforme anunciado pelas autoridades nesta terça-feira, dia 5 de setembro.

Leonard Mack — hoje com 72 anos de idade — foi detido em 1975 na cidade de Greenburgh, estado de Nova York, depois que uma adolescente que estava a caminho da escola com outra jovem foi estuprada. Na época, a polícia havia lançado uma busca por um suspeito negro, em uma região de maioria branca, como destacou a agência AFP.

Esforços

Graças aos esforços da organização Innocence Project, exames de DNA que não estavam disponíveis na época dos acontecimentos "descartaram de maneira conclusiva o Sr. Mack como perpetrador e identificaram um agressor sexual condenado, que agora confessou o estupro", conforme informado pelo gabinete do promotor do condado de Westchester.

"É a condenação errônea mais longa da história dos Estados Unidos conhecida pela Innocence Project a ser revogada por um exame de DNA", assinalou o gabinete do promotor distrital, que ressaltou "a força inabalável de Mack, que lutou por quase 50 anos para limpar seu nome".