Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crime

Homem com 270 filhos revela que enganou famílias em processo de doação de esperma

Jonathan Jacob Meijer confessou ter mentido para famílias a fim de ganhar dinheiro com doações

Redação Publicado em 03/07/2023, às 07h19 - Atualizado em 06/07/2023, às 18h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O doador de esperma holandês, Jonathan Jacob Meijer - Reprodução / Vídeo
O doador de esperma holandês, Jonathan Jacob Meijer - Reprodução / Vídeo

Durante uma entrevista exclusiva ao Fantástico no domingo, 2, o doador de esperma holandês Jonathan Jacob Meijer confessou ter mentido e enganado famílias, após ser proibido pela Justiça da Holanda de fazer novas doações de sêmen no país. De acordo com a legislação holandesa, um doador pode conceber até 25 crianças, provenientes de no máximo 12 famílias distintas. No entanto, Jonathan afirma ter mais de 500 filhos, número muito acima do permitido.

O instituto responsável por administrar a doação de sêmen, Donorkind, registrou oficialmente 270 filhos biológicos de Meijer. O doador alega que a proibição é discriminatória, uma vez que existem grandes clínicas de fertilização que enviam milhares de amostras de esperma pelo correio e outros doadores que têm ainda mais filhos do que ele.

Apesar de reconhecer a "estranheza" da proibição, Meijer afirma que seu objetivo era apenas ajudar as famílias a conceberem filhos. Contudo, ele admitiu ter mentido: "Para um pequeno grupo de mães, eu realmente dei um número falso de crianças concebidas com meu sêmen, e isso não foi correto. Eu assumo a responsabilidade e peço desculpas”.

Meijer está enfrentando processos movidos por famílias que descobriram suas doações ilegais. Como parte das medidas legais, ele foi obrigado a solicitar a destruição de todas as amostras de seu sêmen armazenadas em clínicas no exterior, de acordo com o Uol.

Desconfiança

Uma mãe de dois filhos concebidos com o esperma de Meijer relatou ao jornal The New York Times que o doador sabia como se apresentar de forma atraente. O primeiro contato entre eles ocorreu em um site destinado a futuros pais, e o encontro foi marcado na estação de Haia, na Holanda. Na ocasião, ela teria pago 165 euros (equivalente a R$ 930) por um recipiente de sêmen.

Após o nascimento de seus dois filhos, a mãe entrou em contato com outras mulheres que também utilizaram os serviços de Meijer, descobrindo, assim, a existência de mais de uma centena de filhos somente na Holanda.

Ties van der Meer, da Donor Child Foundation, salienta que "pode ser muito difícil mentalmente para os filhos de um doador saber que seu pai biológico tem muitos filhos". Além disso, ele ressalta os riscos biológicos envolvidos caso pessoas que não saibam ser parentes acabem se relacionando entre si.