Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Homem compra vaso por uma mixaria e descobre que era um tesouro de imperador da China

Um vaso comprado por apenas 1 libra (aproximadamente 5 reais) em uma loja de caridade, pode ser vendido por 80 mil vezes esse valor no final deste ano

Fabio Previdelli Publicado em 02/09/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

Na vila inglesa de Stansted Mountfitchet, um homem encontrou numa loja de caridade diversas coisas a venda. No local, comprou um vaso de 20 centímetros com curiosas inscrições chinesas, pelo qual pagou apenas 1 libra (aproximadamente R$ 5).

Pelo custo do produto e pela beleza do objeto, ele saiu de lá certo que fez um bom negócio. Algum tempo depois, decidiu listar a peça no eBay e se surpreendeu com as inúmeras mensagens e ofertas recebidas. 

Diante do sucesso que seu vaso fazia, ele decidiu levá-lo a especialistas para saber seu verdadeiro valor. A partir daí a certeza que havia feito um ótimo negócio foi confirmada. Peritos da Sworders Fine Art Auctioneers descobriram que o objeto foi feito para o imperador chinês Qianlong – que reinou entre os anos de 1735 e 1796 – e avalariam o artefato em mais de 80 mil libras (aproximadamente 400 mil reais).

Avaliado pela Sworders Fine Art Auctioneers, o vaso comprado por por 1 libra pode valer até 80 mil vezes o valor pago inicialmente / Crédito: Reprodução


O pequeno, brilhante e florido vaso, em formato de pera, foi feito especialmente para Qianlong e era destinado a um dos palácios do imperador. O delicado objeto foi cuidadosamente projetado para ser pendurado na parede e, portanto, possui um dorso plano.

De acordo com Yexue Li, um dos avaliadores da peça, “o esmalte no vaso é especial porque usa esmaltes yangcai (estrangeiros) em um fundo amarelo – uma cor especial que é tradicionalmente reservada ao imperador”.

Além dessa singularidade, ele também possui duas escritas em vermelho ferro que dizem “Qianlong chen han”, ou a marca do próprio Imperador Qianlong, e outra que diz “Weijing weiyi”, que significa ‘Seja preciso, seja imparcial’.

O delicado objeto foi cuidadosamente projetado para ser pendurado na parede e, portanto, possui um dorso plano / Crédito: Reprodução


“É um vaso de alta qualidade porque foi comissionado pelo tribunal e, portanto, teria um valor alto quando foi fabricado. É muito emocionante”, conclui Li.

Agora, o artefato está listado em uma revista de leiloeiros com um preço de reserva de 80 mil libras. O leilão está marcado para o dia 8 de novembro.