Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Homem é condenado após matar casal de idosos para herdar empresa

Além do assassinato, Luke D'Wit também forjou o testamento do casal e administrou remédios sob a identidade falsa de um médico inventado

Redação Publicado em 20/03/2024, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stephen e Carol Baxter, o casal assassinado - Divulgação/Polícia de Essex
Stephen e Carol Baxter, o casal assassinado - Divulgação/Polícia de Essex

Nesta quarta-feira, 20, um tribunal da Inglaterra declarou Luke D'Wit culpado pelo assassinato de Stephen e Carol Baxter. O profissional de TI de 34 anos teria matado o casal para herdar a empresa. 

Conforme repercutido pelo UOL, o julgamento, que já se estende por cinco semanas, ainda não chegou ao fim, pois a sentença será determinada nesta sexta-feira, 22. A promotoria acredita que ele será condenado à prisão perpétua ou pegue 30 anos de cadeia. 

Stephen e Carol eram donos da Cazsplash, uma empresa especializada em tapetes de banho. Antes de seu assassinato, o casal residia em uma casa avaliada em R$ 6,4 milhões (cerca de um milhão de libras) na região de Essex, em West Mersea, na Inglaterra.

Um curto testamento encontrado pelas autoridades mencionava Luke como um “querido amigo” e futuro diretor e CEO da empresa. Contudo, após uma investigação, a polícia descobriu que o documento não era o original, mantido sob a posse dos advogados do casal. 

O assassinato

Em 9 de abril de 2023, a filha dos Baxter encontrou os corpos dos pais sem ferimentos ou qualquer causa óbvia de morte. Semanas depois, os resultados de exames de toxicologia revelaram que Carol e Stephen morreram após receber uma dose letal de fentanil

D'Wit foi a última pessoa a ter contato com os dois, no dia 7 de abril. A investigação revelou que ele havia instalado uma câmera na casa para assistir à morte dos idosos que ele mesmo havia causado.

Em todos os meus anos como policial, posso dizer que Luke D'Wit é um dos homens mais perigosos que conheci. Não tenho absolutamente nenhuma dúvida de que, se ele não tivesse sido capturado, teria cometido mais assassinatos. Ele faria amizade com as pessoas e fingiria ser um membro íntegro, prestativo e gentil da comunidade. A realidade é muito mais sinistra. Ele é um assassino frio e calculista.”, disse Rob Kirby, detetive superintendente da Diretoria de Crimes Graves de Kent e Essex, em nota.

Identidade falsa

D'Wit conheceu Carol em 2014, quando começou a trabalhar para ela como consultor de TI. Desde então, ele desenvolveu mais de 20 personagens fictícios para se comunicar com ela, incluindo um médico chamado “Andrea Bowden”.

 Luke D'Wit, inglês condenado pelo assassinato de Stephen e Carol Baxter - Credito: Divulgação/Polícia de Essex

Nos últimos anos, o médico falso conduziu um suposto tratamento médico para Carol. Ela foi diagnosticada com uma doença autoimune chamada Hashimoto e o tratamento, propositalmente, piorava sua condição a cada dia.

Para convencer Carol, D'Wit apresentou a idosa a outras pessoas inventadas que supostamente foram tratadas por “Andrea Bowden”. Ele se comunicava com ela via grupos de WhatsApp, e-mail e chegou a criar novas vozes para enviar mensagens de áudio.

A polícia também encontrou tachas de metal nas embalagens de comprimidos de Carol, hospitalizada por ingerir esses itens.