Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Escravidão

Homem é regatado de condição análoga à escravidão em fazenda

Trabalhador vivia em barracão de madeira e tinha que beber água em rio. "[Ele tinha que] trabalhar sem descanso, todos os dias”, informou delegado

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 14/02/2023, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Barracão onde vítima vivia - Polícia Civil
Barracão onde vítima vivia - Polícia Civil

Na última segunda-feira, 13, um homem de 25 anos foi resgatado de situação análoga à escravidão em uma plantação de eucaliptos em Cunha Porã, no Oeste de Santa Catarina. A vítima vivia em um barracão sem banheiro, eletricidade, água potável e itens básicos de sobrevivência. 

Um fazendeiro de 70 anos, suspeito de cometer o crime, foi preso em flagrante. Conforme a polícia, segundo relatado pelo G1, o trabalhador é oriundo do Pará, sendo contratado para trabalhar plantando mudas de eucalipto

Local onde vítima vivia/ Crédito: Polícia Civil

O acordo entre patrão e funcionário previa o pagamento de 6 mil reais pelo serviço, mas o sujeito chegava a receber apenas R$200. As autoridades informaram que a vítima vivia nesta situação desde o início de janeiro. 

Obrigações desproporcionais

Também foi relatado que o trabalhador era proibido de sair da fazenda, informou o delegado Rodrigo Moura, que ainda revelou uma série de obrigações que o sujeito teria que cumprir: 

[Ele tinha que] trabalhar sem descanso, todos os dias, da manhã até a noite, para pagar uma suposta dívida pela hospedagem na propriedade, num verdadeiro ciclo interminável de cobrança", apontou. 

O G1 reportou que o trabalhador foi encontrado em um barracão de madeira que nem sequer estava vedado. O espaço também não tinha banheiro e não dispunha do mínimo de condições de higiene pessoal. Para que a vítima pudesse beber água, ela tinha que se dirigir até uma nascente que ficava na fazenda. 

O trabalhador foi resgatado graças a uma denúncia feita pela assistência social. A vítima, emocionada, agradeceu o resgate. Ele alegou estar doente, embora seu quadro de saúde não tenha sido detalhado. As investigações ainda continuam.