Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rato

Homem capturou um rato 'gigante' na Inglaterra? Entenda o fenômeno

A imagem do animal, com tamanho aproximado ao de um cachorro ao lado do homem, chamou atenção de veículos internacionais

Redação Publicado em 31/10/2022, às 14h11 - Atualizado em 01/11/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando o homem segurando o rato, e o comedouro de pássaros de onde os roedores costumam roubar comida - Divulgação/ Arquivo Pessoal
Montagem mostrando o homem segurando o rato, e o comedouro de pássaros de onde os roedores costumam roubar comida - Divulgação/ Arquivo Pessoal

Derek Blamire, um homem de 83 anos que mora na cidade britânica de Blackburn, se tornou parte de uma reportagem do jornal Daily Star após capturar um rato de nada menos que 46 centímetros de comprimento. 

O roedor foi pego por uma armadilha deixada pelo senhor em seu quintal. Ele tem o hábito de deixar comida para alimentar os pássaros, e está acostumado com a invasão de roedores em sua propriedade, que vem para tentar surrupiar o alimento. 

Moro aqui há cerca de sete anos e já peguei mais de 50 ratos. Às vezes eu os enveneno ou os pego em uma armadilha. Se eles continuarem vindo, eu continuarei pegando eles. Eu não vou desistir", afirmou em entrevista ao veículo. 

Segundo especulado por Derek, os ratos moram nos terrenos baldios vizinhos à sua residência. 

"Eles se reproduzem muito rápido, existem os pequenos, que são jovens, e os mais velhos. Os jovens são muito fáceis de pegar, mas os mais velhos são muito espertos, eles não caem na armadilha com facilidade e não comem o veneno. Mesmo assim, tive sorte de pegar um", contou ainda. 

Anomalia da Natureza 

Os anos lidando com o problema levaram o homem britânico a elaborar uma estratégia bem-sucedida para realizar a captura dos roedores.

Conforme relatado pelo Daily Star, ele de vez em quando passa uma semana inteira sem alimentar os pássaros para que os ratos, famintos, tomem atitudes mais inconsequentes. É nesse momento que o senhor consegue atraí-los para suas armadilhas. 

O tamanho avantajado de sua captura mais recente, que foi compartilhada através das redes sociais, surpreendeu a todos. Com 46 centímetros de comprimento, o animal tem dimensões comparáveis a de um bebê humano ou de um cachorro. 

Vale mencionar que esse é um porte muito superior àquele normalmente alcançado por roedores, uma vez que ratazanas adultas comuns costumam alcançar, no máximo, 25 centímetros de comprimento.

O achado de Derek, por sua vez, é comparável aos ratos-gigantes-de-Vangunu, espécie natural da Oceania que possui os maiores ratos do mundo, com cada indivíduo podendo chegar a 45 centímetros de comprimento. 

Fenômeno visual?

Apesar de chamativo, o tamanho do rato na imagem pode parecer ainda maior do que o constatado em sua captura. Isso se deve ao fato de que o ângulo e a forma como o animal é posicionado em relação as lentes proporciona uma ilusão de ótica relacionada, justamente, a proporcionalidade, como levantou o jornal britânico The Guardian.

Além de estar disposto próximo da lente, o rato estava sendo segurado com uma espécie de agarrador mecânico, que estende o alcance do braço e, disposto a metros a frente de quem manipula, proporciona uma perspectiva de grandeza ao objeto no registro fotográfico.

Comparação da perspectiva com pelúcia / Crédito: Divulgação / Twitter / @hackneycouncil

O perfil do Twitter do Conselho do bairro de Hackney, em Londres, ilustrou em 2016 um exemplo de como esse fenômeno ótico não passa de uma forma para ilustrar algo com maior grandeza, de forma a acalmar moradores locais sobre a presença de supostos ratos gigantes na região.

Usando uma pelúcia de um simpático macaquinho, as duas fotografias mostram a diferença quando aproximado das lentes em comparação com o objeto aproximado do corpo.