Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Homem quebra recorde mundial ao atingir mais de 107 km/h em cadeira de rodas

O britânico conseguiu arrecadar uma grande quantia em dinheiro para auxiliar outras pessoas com doenças motoras progressivas

Wallacy Ferrari Publicado em 05/12/2020, às 08h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Preparação de treino de Jason sendo filmada por equipe de TV - Divulgação/Twitter/LiversidgeJason/28.09.2020
Preparação de treino de Jason sendo filmada por equipe de TV - Divulgação/Twitter/LiversidgeJason/28.09.2020

Um britânico foi responsável por quebrar um dos recordes radicais mais bizarros da história: ele confeccionou um híbrido de cadeira de rodas e carrinho de kart e conseguiu atingir 107,54 km/h, sendo essa a velocidade mais rápida já atingida na ferramenta de amparo à deficiência, de acordo com o Guinness World Records.

O rapaz, identificado como Jason Liversidge, descobriu em 2013 que estava com uma doença degenerativa progressiva que atingia sua capacidade motora, preparando a inabilitação nos anos seguintes.

De acordo com o UOL, ele possui apenas 5% do movimento corporal atualmente, mas trabalhou nos últimos três anos com especialistas para confeccionar a cadeira. Estruturalmente, o veículo deveria ser rígido e seguro para o passageiro — porém, precisava requerir o mínimo de esforço mecânico possível para atingir uma alta velocidade com equilíbrio.

O registro do recorde foi feito pela Associação de Cronometragem do Reino Unido, tendo a confirmação na terceira tentativa. Nas duas primeiras, Liversidge não conseguiu atingir nem 90km/h. Com a atenção obtida, ele arrecadou mais de 5,4 mil libras para a Associação de Doenças Motoras do Reino Unido.

De acordo com o condutor, o intuito do recorde é deixar um legado positivo para as filhas sobre recomeço e a busca por reestruturação: "Estou apenas fazendo o que acho que é a coisa certa para minha família. Que pai não iria tentar fazer o melhor por seus filhos?", acrescentou em coletiva.