Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Homens são presos por cavarem ‘atalho’ na Grande Muralha da China

“Danos irreversíveis” foram causados em trecho que remonta à dinastia Ming, entre os séculos 14 e 17; confira!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 05/09/2023, às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Grande Muralha da China - Pixabay
A Grande Muralha da China - Pixabay

A polícia da província de Shanxi prendeu duas pessoas que usaram uma escavadora para cavar um buraco na Grande Muralha da China. A emissora estatal CCTV disse que a dupla criou um 'atalho' através do muro.

+ Imperador por trás da Grande Muralha da China também buscou a imortalidade

Durante o interrogatório, os dois suspeitos — que não tiveram suas identidades reveladas — admitiram que fizeram um buraco em um trecho da Grande Muralha. O objetivo era reduzir o tempo de viagem local.

Buraco feito na Grande Muralha da China/ Crédito: Departamento de Segurança Pública de Youyu

Para encontrá-los, as autoridades seguiram os rastros deixados pela máquina usada para cavar a parede da Muralha — construída pelos antigos imperadores chineses para dissuadir invasores estrangeiros.

A Grande Muralha

A Grande Muralha da China possui mais de 2.300 quilômetros de extensão e mais de 7 metros de altura. Dividida em seções, ela começou a ser construída no século 3 a.C. e continuou centenas de anos depois.

A parte afetada está situada a cerca de seis horas de carro a oeste do centro da capital chinesa, Pequim. O trecho, aponta o The Guardian, remonta à dinastia Ming da China, entre os séculos 14 e 17.

Na última segunda-feira, 4, a CCTV relatou que os suspeitos causaram "danos irreversíveis" à estrutura, descrita como um trecho que estava "relativamente intacto" e de valor significativo para pesquisa.

Imagens transmitidas pela TV chinesa mostraram a cena em que uma estrada empoeirada foi aberta em um trecho longo e elevado de terreno que parecia ser o que restava da antiga barreira. "Atualmente, os dois suspeitos foram detidos criminalmente de acordo com a lei e o caso continua a ser investigado", disse a emissora estatal.