Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Muralha da China

40 mil torres: a construção da Grande Muralha da China em fatos curiosos

Conheça 5 fatos sobre a Grande Muralha da China, uma das sete maravilhas do mundo moderno

Redação Publicado em 24/01/2023, às 15h14 - Atualizado em 25/01/2023, às 13h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A grande muralha da China - Imagem de u 2ui6kzp77g por Pixabay
A grande muralha da China - Imagem de u 2ui6kzp77g por Pixabay

Considerada patrimônio Mundial da Unesco desde 1987, a Grande Muralha da China é tida como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Erguida ao longo de vários séculos, a Changcheng, conforme chamada em mandarim, é um dos principais destinos turísticos em todo o continente asiático; recebendo, todos os anos, mais de 10 milhões de visitantes. A seguir, confira 5 curiosidades sobre a construção dessa majestosa fortaleza:

1. Dragão de pedra

Segundo o portal UOL, a Grande muralha da China começou a ser construída no ano de 215 a. C, a partir das ordens do imperador Qin Shihuang. Conforme relata o escritor inglês William Lindesay, "a ideia da muralha pode ter nascido da obsessão de Qin Shihuang pela segurança e da sua paixão por grandes projetos".

Turistas visitam a Grande Muralha / Crédito: Getty Images

A construção, que chegou a ser chamada de "O muro das 10 mil milhas", ficou conhecida mesmo como "O Dragão de Pedra".


2. Séculos em construção

A obra, segundo a fonte, levou vários séculos para ficar pronta, sendo que seu último trecho foi construído durante a dinastia Ming, que se deu entre 1368 e 1644.

A fortificação, que possui 8.850 quilômetros de extensão, é a mais longa estrutura construída pelo ser humano, embora, a princípio, acredita-se que ela possuía em torno de 5 mil quilômetros.


3. Dezenas de milhares de torres

A muralha possui cerca de 8 metros de altura por 6 metros de largura, medida que seria suficiente para que os soldados pudessem se movimentar caso sofressem ataques inimigos.

Conforme apontam historiadores, a estrutura tem em torno de 40 mil torres ao longo de sua extensão. Delas, os militares podiam observar a movimentação dos soldados adversários.

A Grande Muralha teria mais de 8 mil km de extensão / Crédito: Getty Images

Essas torres também funcionavam como depósito de alimentos e serviam de abrigo para as pessoas que trabalhavam na construção.


4. Material utilizado

Segundo o site, os trechos mais antigos da muralha, que datam da dinastia Qin (221-207 a.C) foram erguidos a partir de uma massa feita com arroz glutinoso. Mais tarde, as pedras de cor marrom foram substituídas por gesso calcário. Infelizmente, diversos pontos da muralha acabaram sendo destruídos com o tempo, devido ao processo de erosão.

A Grande Muralha da China coberta de neve / Crédito: Imagem de Yongbo zhu por Pixabay

5. O grande cemitério

A princípio, os homens enviados à construção eram aqueles considerados "desordeiros". Com o fim da guerra entre as províncias, porém, a tarefa passou a ser realizada por soldados desocupados. Segundo a fonte, acredita-se que mais de dois milhões de trabalhadores tenham participado da construção da Grande Muralha da China.

Infelizmente, o local ficou conhecido entre os chineses como o maior cemitério do mundo, uma vez que muitas pessoas morreram trabalhando na construção. Estima-se que mais de um milhão de trabalhadores tenham perdido a vida no local por motivos como frio e a má alimentação.