Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Uganda

Homossexualidade se torna crime punível com a morte em Uganda

O parlamento do país africano aprovou a lei extrema com 389 votos contra 2

Ingredi Brunato Publicado em 22/03/2023, às 06h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de bandeira LGBT+ - Divulgação/ Freepik/ Licença livre
Fotografia meramente ilustrativa de bandeira LGBT+ - Divulgação/ Freepik/ Licença livre

Na última terça-feira à noite, 21, os legisladores do governo de Uganda aprovaram uma lei que criminaliza a homossexualidade, determinando penas perpétuas e de morte para atos relacionados a essa orientação sexual. 

A medida anti-LGBTQ+ possui notável apoio entre os parlamentares do país: dentre 391 políticos, 389 votaram a favor da proposta, que proíbe "recrutamento, promoção e financiamento" de "atividades" entre pessoas do mesmo sexo. 

Uma declaração de Fox Odoi-Oywelowo, um dos dois únicos legisladores contrários à lei dentro do governo de Uganda, foi repercutida pelo The Guardian: 

O projeto de lei é mal concebido, contém disposições que são inconstitucionais, reverte os ganhos registrados na luta contra a violência de gênero e criminaliza indivíduos em vez de condutas que contrariem todas as normas legais conhecidas", apontou o homem. 

Contexto 

Vale mencionar que essa não é a primeira vez que uma medida semelhante é proposta em Uganda. Em 2014, outra versão deste projeto acabou sendo anulada pelo tribunal constitucional da nação — mas apenas devido a um detalhe técnico. 

No Twitter, ativistas pelos direitos da comunidade LGBTQ+ lamentaram o mais recente desdobramento: 

Hoje marca um dia trágico na história de Uganda. @Parliament_Ug aprovou uma legislação que promove o ódio e busca privar os indivíduos LGBTIQ de seus direitos fundamentais! As disposições do projeto de lei anti-homossexualidade são bárbaras, discriminatórias e inconstitucionais (...) Para a comunidade LGBTIQ, sei que este é um dia difícil, mas, por favor, não perca a esperança. A batalha não acabou; este projeto de lei repugnante acabará por ser derrubado", escreveu a advogada Sarah Kasande na rede social.