Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Hospital que amputou pernas e mãos de homem deve pagar indenização milionária

Homem teve as duas pernas, a mão direita e dedos da mão esquerda amputados após negligência médica

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 11/04/2023, às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hospital Salvalus, onde ocorreu a grave negligência médica - Reprodução/Google Maps
Hospital Salvalus, onde ocorreu a grave negligência médica - Reprodução/Google Maps

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu na última segunda-feira, 10, que um hospital na capital paulista, o Salvalus-Maternidade, deve indenizar um homem em um valor de R$ 1,5 milhão. Isso porque, devido a uma série de negligências médicas, ele teve as pernas, uma mão e os dedos da outra amputados.

A vítima, outrora auxiliar de almoxarifado, sofreu um atropelamento em março de 2014, fraturando a perna esquerda e o pulso direito. Desde o acidente até o fim de 2016, passou por 12 cirurgias, tendo os membros amputados nesse meio tempo. Hoje, com 40 anos e aposentado por invalidez, tem limitações em diversos aspectos da vida, além dos danos à própria imagem.

Entre as cirurgias, de acordo com o UOL, o homem sofreu com osteomielite, uma inflamação nos ossos causada por bactérias e fungos. No entanto, uma perícia e os prontuários médicos comprovaram que, mesmo com o diagnóstico, a instituição de saúde não tratou o paciente de forma adequada, o que levou seus membros a gangrenarem e, por isso, necessitarem de amputação

Se não existe o registro de um tratamento que era indispensável para tratamento da infecção, então o erro médico é patente", disse o juiz responsável pelo caso, Lincoln Antonio Andrade de Moura.

Além dos danos morais e estéticos, calculados em um valor de R$ 1,5 milhão, o Hospital Salvalus também foi condenado a pagar uma pensão vitalícia no valor de um salário-mínimo para o homem

O hospital

Quando contatada por Isabella Alonso Panho, do Estadão, a atual empresa administradora do Hospital Salvalus, a Hapvida NotreDame Intermédica, lamentou o acontecimento e, a seguir, se justificou:

A companhia lamenta o ocorrido. O caso em julgamento aconteceu em período anterior à aquisição do hospital. A empresa reitera que, na época, ainda não era responsável pela gestão da unidade", escreveram.