Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Idoso norte-americano é condenado à prisão perpétua na China

Cidadão americano de 78 anos de idade foi acusado e condenado por espionagem

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 15/05/2023, às 09h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Lisa Kennedy por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Lisa Kennedy por Pixabay

Um tribunal chinês condenou um cidadão americano de 78 anos de idade à prisão perpétua. John Shing-Wan Leung, que é residente permanente de Hong Kong, estava preso desde 15 de abril de 2021, quando foi pego pelas autoridades de segurança do estado em Suzhou, província de Jiangsu.

Na ocasião, o homem teve os bens — que totalizavam o equivalente a R$ 353 mil — confiscados pelos autoridades, segundo informações do UOL.

Anteriormente, os chineses nada haviam divulgado acerca da detenção de John, nem mesmo do processo judicial que levou à sua condenação. A Embaixada dos Estados Unidos em Pequim afirmou que estava ciente dos relatos sobre a sentença de Leung.

Momento de tensão

O caso do idoso ocorre em um momento de crescente tensão entre Pequim e Washington, em meio a uma ampla repressão à espionagem na China.

Além de Leung, outros estrangeiros também foram detidos no país asiático sob acusações de espionagem, incluindo um funcionário japonês da Astellas Pharma, bem como os cidadãos canadenses Michael Kovrig e Michael Spavor.