Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ilha Fiscal

Ilha Fiscal: Local onde aconteceu o maior baile do Império brasileiro será reaberto ao público

A Ilha Fiscal, localizada no Rio de Janeiro, ficou fechada para reformas durante dois anos

Redação Publicado em 28/06/2023, às 14h02 - Atualizado em 30/06/2023, às 09h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilha Fiscal, localizada na Baía de Guanabara - Wikimedia Commons, sob licença Creative Commons
Ilha Fiscal, localizada na Baía de Guanabara - Wikimedia Commons, sob licença Creative Commons

A Ilha Fiscal, localizada no Rio de Janeiro, foi cenário de um evento crucial na história do Brasil relativo à formação da República, que seria proclamada em breve como resultado da crescente insatisfação dos militares e civis com a monarquia brasileira. O local voltou a ser assunto na última semana depois de ficar dois anos interditado para reformas e a data de reabertura ser, enfim, anunciada.

O público poderá ter acesso ao grandioso local a partir de 8 de julho, com os ingressos no valor de R$ 50,00. As obras aconteceram em várias partes do prédio, no entanto, o foco foram pontos emergenciais, como as vigas de sustentação do piso e os pilares. As obras custaram cerca de R$ 3,4 milhões, a fim de preservar a estrutura que abriga em seu subsolo por volta de 20 mil peças históricas.

Fascinante, o palácio foi palco de uma das maiores festas do Império Brasileiro, o famoso Baile da Ilha Fiscal. Em 9 de novembro de 1889, um sábado, o Império promoveu a festa como uma tentativa de mostrar firmeza, em meio ao crescimento de ideais republicanos. Vale destacar que a Proclamação da República aconteceu poucos dias depois, no dia 15 do mesmo mês. 

Recusa ao baile

Dentre os convidados da festa, estavam monarquistas e também republicanos, assim como civis e militares, de acordo com o portal Isto É. Mas como toda boa festa e todo conflito, algumas pessoas se recusaram e participar, ainda que tivessem sido convidados.

O tenente-coronel Benjamin Constant, que era o líder dos republicanos na época, foi convidado — assim como os integrantes de sua família — mas se recusou a ir ao então baile. Mas sua filha, Bernardina, estava curiosa sobre a grande festa, e fez com que o pai alugasse um barco para que ela apreciasse o evento, ainda que à distância.