Notícias » Arqueologia

Impressionante banho romano é encontrado na Suíça

Segundo os pesquisadores, a descoberta pode ter até 2 mil anos de idade e ilustra o passado importante da cidade de Baden

Isabela Barreiros Publicado em 30/05/2020, às 13h04

O banho romano encontrado na Suíça
O banho romano encontrado na Suíça - Kanton Aargau

Enquanto estavam realizando obras na comuna de Baden, a 25 quilômetros a noroeste de Zurique, na Suíça, trabalhadores fizeram uma descoberta incrível. Eles encontraram vestígios de uma parte essencial da história dos banhos da cidade. No período romano, a cidade era conhecida como Aquae Helveticae, por conta das suas importantes fontes termais.

Um banho romano bem preservado pôde ser observado embaixo do asfalto. Segundo os arqueólogos responsáveis pela escavação, ele provavelmente possui por volta de 2 mil anos de idade.

Crédito: Kanton Aargau

 

"Achamos que poderíamos encontrar o banho aqui, mas ainda assim foi uma grande surpresa quando vimos que estava em tão boas condições", explicou a arqueólogo e especialista em banhos romanos, Andrea Schaer.

Acredita-se que a descoberta tenha feito parte dos banhos ao ar livre de St Verena, em Baden. Eles foram utilizados desde a Idade Média até o século 19. No entanto, os pesquisadores sugerem que a parte encontrada foi usada apenas no começo, e esquecida juntamente com os banhos romanos com o tempo.

"Estamos muito felizes por termos mais evidências de uma história de banho de 2.000 anos [em Baden]", concluiu Schaer. Os arqueólogos descobriram também uma estrutura responsável por captar a água direto da nascente. Ela foi construída durante a Idade Média.