Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Incêndio

Incêndio que matou 19 estudantes teria sido causado por aluna que teve celular confiscado

Jovem de 14 anos ficou chateada após ter seu celular retirado; incêndio em escola na Guiana fez vítimas entre 5 e 18 anos

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 27/05/2023, às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dormitório no momento do incêndio - Força Policial da Guiana
Dormitório no momento do incêndio - Força Policial da Guiana

Autoridades acreditam que um incêndio mortal, em um dormitório escolar na Guiana, tenha sido provocado deliberadamente por uma estudante. A jovem de 14 anos estaria chateada por seu celular ter sido confiscado

O incêndio, que ocorreu no domingo da semana passada, 21, na Escola Secundária Mahdia, a cerca de 320 quilômetros da capital Georgetown, acabou vitimando 19 jovens estudantes

Em um comunicado publicado no Facebook, o Serviço de Bombeiros e Resgate da Guiana escreveu que o incêndio foi "intencionado de forma maliciosa" e começou "no interior sudoeste do prédio, na área do banheiro".

No momento em que o fogo se alastrou, 59 pessoas estavam alojadas no dormitório. Equipes de resgate, porém, só conseguiram resgatar 38 estudantes, o que ocorreu após abrirem buracos em uma parede do prédio. 

Quando o incêndio foi extinto, descobriram-se os corpos de 19 vítimas fatais, o que inclui um menino de apenas cinco anos, que era filho da administradora dos dormitórios. As outras vítimas eram meninas indígenas que tinham entre 12 e 18 anos

Dos 38 estudantes resgatados, seis sofreram ferimentos graves, alguns até mesmo com risco de vida. Eles foram encaminhados às pressas para um hospital em Georgetown, onde estão em tratamento. 

O incêndio

Segundo reportado pela Associated Press, a estudante suspeita de iniciar o incêndio está entre estes seis feridos. A aluna, de apenas 14 anos, não teve sua identidade revelada pelas autoridades locais. 

Dormitório carbonizado após o incêndio/ Crédito: Força Policial da Guiana

De acordo com Gerald Gouveia, do Conselho de Segurança Nacional, o celular da jovem foi levado pela administradora do dormitório como uma punição por ela estar tendo um caso com um homem mais velho — que, inclusive, está sendo acusado de estupro. 

A aluna, com isso, havia ameaçado colocar fogo em seu quarto. O incêndio começou logo depois que as portas do prédio foram trancadas, para impedir que os alunos deixem o local. 

"[A administradora] fez isso [trancar a porta] por amor a elas. Ela se sentiu obrigada a fazer isso porque muitos delas saem do prédio à noite para confraternizar", disse Gouveia. "Esta é uma situação muito triste, mas o estado vai trabalhar com os alunos e as famílias para fornecer todo o apoio de que precisam."

[Ela] estava dormindo dentro do prédio na hora, mas entrou em pânico e não conseguiu encontrar as chaves certas para destrancar o prédio por dentro, mas conseguiu sair", completou. 

Conforme relatado pela CNN , as autoridades foram alertadas sobre o incêndio às 22h15, mas quando chegaram, o prédio estava "completamente" envolvido pelas chamas. Demorou mais de três horas para extinguir o fogo.