Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nichelle Nichols

A incrível jornada de Nichelle Nichols, a tenente Uhura de ‘Star Trek’

A atriz morreu no domingo, 31, aos 89 anos, depois de uma carreira especialmente notável

Redação Publicado em 02/08/2022, às 08h14 - Atualizado às 08h33

Nichelle Nichols como a tenente Uhura em “Star Trek” - Divulgação/Netflix
Nichelle Nichols como a tenente Uhura em “Star Trek” - Divulgação/Netflix

A atriz estadunidenseNichelle Nichols faleceu no domingo, 31, aos 89 anos, em decorrência de causas naturais, informou o filho da atriz, Kyle Johnson, pelas redes sociais. Ela é mais famosa por ter interpretado a tenenteUhuraem “Star Trek”.

Johnson fez uma publicação no perfil da mãe no Instagram na qual escreveu: "Lamento informar que uma grande luz do firmamento já não brilha para nós como há tantos anos. Ontem à noite, minha mãe, Nichelle Nichols, sucumbiu a causas naturais e faleceu”.

"Sua luz, no entanto, como as galáxias antigas agora sendo vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e as gerações futuras desfrutarmos, aprendermos e inspirarmos. A vida dela foi bem vivida e, como tal, um modelo para todos nós", acrescentou.

Ele ressaltou: "A dela foi uma vida bem vivida e, como tal, um modelo para todos nós. Eu e o resto de nossa família agradecemos sua paciência e tolerância enquanto lamentamos sua perda até que possamos nos recuperar o suficiente para falar mais. Seus serviços serão para familiares e amigos mais próximos e solicitamos que ela e nossa privacidade sejam respeitadas”.

Carreira notável

Nichelle viveu a tenente Uhura entre 1966 e 1969 na série de título traduzido em português para “Jornada nas Estrelas”. Foi inclusive na produção que protagonizou, junto a William Shatner, que interpretava Capitão Kirk, um dos primeiros beijos interraciais exibidos pela televisão americana.

Segundo o Splash, do UOL, o beijo estava em um episódio da série que foi transmitido em 1968 — um ano após a Suprema Corte dos EUA acabar com a lei que impedia o casamento entre brancos e negros no país.

A atriz havia planejado deixar a produção depois de uma temporada, mas foi convencida por Martin Luther King Jr. pela importância de sua presença na série por ser uma membro sênior da tripulação em um período em que negros lutavam por igualdade nos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo, a artista criticava a Nasa por não selecionar mulheres qualificadas e minorias como astronautas, o que fez com que a agência espacial a contratasse na década de 1970 para ajudar no recrutamento e colaborando, inclusive, para a seleção da primeira mulher astronauta dos EUA, Sally Ride e a primeira astronauta negra, Mae Jemison, por exemplo.

Depois da série, Nichelle retornou ao papel em filmes da franquia lançados anos depois, atuando ainda nas séries "Heroes" (2007) e “The Cabonauts” (2009), além do filme “O Torturador” (1981).


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!