Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vinicius Junior

Indignação de Lula e denúncia do Real Madrid: As reações após o ataque racista contra Vinícius Junior

Vinícius Junior foi alvo de ataques racistas no último domingo, em Valencia x Real Madrid

Redação Publicado em 22/05/2023, às 09h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vinícius Junior durante a partida - Getty Images
Vinícius Junior durante a partida - Getty Images

No último domingo, 21, o Real Madrid e o Valencia entraram em campo pelo Campeonato Espanhol, perdendo por 1 a 0. A partida, entretanto, foi marcada por ofensas racistas contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior.

A DAZN, emissora da Espanha, registrou muitos dos insultos contra Vinícius enquanto a partida ocorria. O futebolista foi chamado de “filho da puta”, “macaco”, “cachorro”, “puto negro”, “puto macaco” e “burro”, como mostram os registros. Algumas das pessoas que acompanhavam a partida também imitaram sons de um macaco na tentativa de ofender o jogador.

O jogador denunciou as ofensas a Ricardo De Burgos Bengoetxea, árbitro, e a partida também foi interrompida por aproximadamente oito minutos diante dos insultos. Um alerta também foi emitido através do sistema de som do estádio chamando atenção dos torcedores.

Carlo Ancelotti, técnico, disse que Vinícius Júnior cogitou não retomar a posição em campo. Além disso, Courtois, goleiro do time, disse que as ofensas já estavam presentes no primeiro tempo da disputa.

Registros da partida entre Real Madrid e o Valencia /Crédito: Getty Images

Expulso da partida após uma confusão com o time adversário, o futebolista deixou o campo aplaudindo e também gesticulou um '2' com as mãos, como uma referência a disputa do Valencia contra a segunda divisão. Assim, nomes da comissão técnica do time adversário e jogadores decidiram tirar satisfação com o jogador brasileiro.

Apoio do presidente e jogadores

O presidente Lula, que se encontrava em Hiroshima, Japão, para o encontro da cúpula do G7, demonstrou indignação com os ataques sofridos pelo jogador durante a partida e pediu providências para a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a liga espanhola e as ligas de futebol dos países, como informado pela Agência Brasil.

“Não é possível que quase no meio do Século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa”, afirmou Lula. “Não é justo que o menino pobre que venceu na vida, que está se transformando possivelmente em um dos melhores [jogadores] do mundo – certamente do Real Madrid é o melhor – seja ofendido em cada estádio que ele comparece”. 

O jogador também recebeu apoio de outros jogadores. Neymar publicou: "Estou contigo". Já Mbappé escreveu: "não está sozinho, nós estamos com você e te apoiando". 

Após o crime de racismo, o Real Madrid informou nesta segunda-feira, 22, que fez uma queixa formal ao Ministério Público espanhol após 'delitos de ódio' cometidos contra o jogador. Vale lembrar que Vinícius é alvo de comentários de ódio pela décima vez desde 2021.

Nas redes sociais, o jogador se manifestou após os ataques recebidos. Ele enfatizou que o 'racismo é o normal na La Liga'. 

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, disse ele.