Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Inédito: Imagem do horizonte em Marte é captada por sonda da Nasa

A sonda Odissey está em Marte desde 2001, celebrando 22 anos, e realizou muitas fotos do céu do planeta, dessa vez, com novos ângulos; veja!

Redação Publicado em 26/12/2023, às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de Marte - Foto de  AlexAntropov86, via Pixabay
Imagem ilustrativa de Marte - Foto de AlexAntropov86, via Pixabay

A sonda orbital Mars Odyssey 2001, da NASA, que celebrou seu 22º ano explorando o Planeta Vermelho, proporcionou aos cientistas uma visão inédita da curvatura de Marte, desvendando um cenário panorâmico em sua atmosfera. Diferentemente dos filmes espaciais que destacam a curvatura da Terra, a Odyssey focou em capturar a atmosfera marciana.

Ao completar duas décadas de missão, a sonda conseguiu registrar 10 imagens panorâmicas reveladoras da paisagem marciana abaixo de camadas translúcidas de nuvens e poeira, a uma altitude de aproximadamente 400 quilômetros, equivalente à posição da Estação Espacial Internacional em relação à Terra.

Jonathon Hill, líder de operações da câmera THEMIS da Odyssey, comentou: "Se houvesse astronautas em órbita sobre Marte, esta é a perspectiva que eles teriam. Nenhuma espaçonave em Marte teve esse tipo de visão antes". O processo de captação de imagem exclusivo permitiu essa nova abordagem, segundo a NASA.

Horizonte de marte sob novo ângulo - Crédito: Reprodução/NASA/JPL-Caltech

Preparação demorada

Para concretizar esse feito, os engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no sul da Califórnia, e da Lockheed Martin Space, responsáveis pela construção da Odyssey, dedicaram três meses de preparação e planejamento, de acordo com a Galileu.

A câmera infravermelha da Odyssey mapeia elementos como gelo, rocha, areia e poeira, além de monitorar mudanças de temperatura na superfície de Marte. Essa capacidade permitiu à equipe identificar a localização das camadas de nuvens de água gelada e poeira, bem como avaliar se estão empilhadas ou dispersas.