Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paquistão

Influencer é acusada de iniciar incêndio florestal para impulsionar vídeo no TikTok

País sofre com as altas temperaturas, que já vitimaram mais de 1.000 pessoas

Fabio Previdelli Publicado em 30/05/2022, às 16h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A tiktoker paquistanesa Nosheen Syed - Divulgação/ Arquivo Pessoal
A tiktoker paquistanesa Nosheen Syed - Divulgação/ Arquivo Pessoal

A tiktoker paquistanesa Nosheen Syed possui mais de 11 milhões de seguidores na plataforma. Apesar de seus vídeos virais, o que lhe rendeu os holofotes nos últimos dias foi outro assunto: causar incêndios florestais. 

Syed é uma entre os vários influenciadores digitais que estão sendo acusados de colocarem fogo em florestas para ‘incendiarem’ seus vídeos nas redes sociais. Em uma publicação, a que causou todo esse escândalo, ela aparece desfilando com um vestido prateado de baile. A legenda do vídeo diz:  “O fogo irrompe onde quer que eu esteja”.

Segundo o Al Jazeera, o caso ocorreu poucas semanas após um outro influenciador ter sido preso no início deste mês na cidade de Abbottabad, no noroeste do país, por iniciar intencionalmente um incêndio florestal como pano de fundo para um vídeo.

Em comunicado, divulgado por um assistente, Nosheen declarou que não iniciou o incêndio e que “não havia mal nenhum em fazer vídeos”.

Entretanto, a mensagem foi alvo de críticas: “Ela deveria estar segurando um balde de água para extinguir o fogo em vez de glamourizar-lo", disse Rina Saeed Khan Satti, ativista ambiental e presidente do Conselho de Administração da Vida Selvagem de Islamabad.

Incêndios no Paquistão

O fato se torna ainda pior ao analisarmos que o Paquistão vive uma onda de calor devastadora que causa miséria generalizada e grandes queimadas. Segundo a Al Jazeera, as temperaturas atingiram o pico de 51 graus Celsius em partes do país e mais de 1.000 mortes já foram contabilizadas desde então. 

O Paquistão é a oitava nação mais vulnerável ao clima extremo causado pelas mudanças climáticas, de acordo com o Índice Global de Risco Climático compilado pela ONG Germanwatch.