Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Intrigante: Peixe nativo da Amazônia é encontrado em lago da Irlanda

Cientistas ficaram surpresos no último final de semana, quando um pescador irlandês encontrou um peixe Pacu, nativo da Amazônia, em um lago

Redação Publicado em 27/02/2024, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de um peixe Pacu - Reprodução/Vídeo/YouTube/Aquaminas Piscicultura
Imagem de um peixe Pacu - Reprodução/Vídeo/YouTube/Aquaminas Piscicultura

No último final de semana, um peixe Pacu, nativo da Amazônia, foi encontrado no Lago Garadice, no interior da Irlanda, intrigando cientistas. O animal foi avistado por Steve Clinch, de 68 anos, em uma região localizada há cerca de 140 quilômetros de Dubin. 

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, via BBC, Clinch explicou que o peixe foi encontrado morto na margem do lago. “Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região”, disse o empresário e pescador.

Após a descoberta, o instituto Inland Fisheries Ireland, encarregado da conservação e proteção das bacias hídricas do país, encaminhou o peixe a um laboratório, onde ele será investigado. 

Ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao Lago Garadice, mas pode ter sido libertado de um tanque particular de peixes", esclareceu a assessoria de imprensa da organização à BBC.

Outros detalhes

Espécies de peixes de água doce como Lúcio, Perca, Roquete e Truta-marrom são frequentemente avistadas no Lago Garadice, que apesar de ser considerado relativamente pequeno, atrai muitos turistas devido às atividades de pesca e passeios de barco em suas águas, que ocupam cerca de quatro quilômetros quadrados.

Apesar da descoberta incomum, o instituto ressaltou que, até agora, apenas um exemplar morto do peixe Pacu foi encontrado no lago irlandês.