Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cartel

Irmão de líder de cartel mexicano é acusado de tráfico de metanfetamina

Antonio Oseguera é irmão de “El Mencho”, líder do Cartel de Jalisco Nova Geração

Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 25/01/2023, às 09h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antonio Oseguera Cervantes, irmão de “El Mencho” - Arquivo Pessoal
Antonio Oseguera Cervantes, irmão de “El Mencho” - Arquivo Pessoal

Na última terça-feira, 24, um júri federal acusou Antonio Oseguera Cervantes, famoso por ser irmão de “El Mencho”, chefe do Cartel de Jalisco Nova Geração (CJNG), por tráfico de cocaína e também de metanfetamina, drogas altamente viciantes.

A informação foi divulgada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos que, em um comunicado, afirmou que Antonio, de 64 anos, é acusado "de conspirar para distribuir cinco quilos ou mais de cocaína e 500 gramas ou mais de metanfetamina para serem importados para os Estados Unidos".

Ainda segundo o comunicado, que também cita documentos oficiais, Oseguera teria feito parte do esquema de distribuição de drogas no país de janeiro de 1998 até dezembro de 2022.

Arma de fogo

Oseguera não acumula somente a acusação de tráfico de drogas, já que o grande júri federal do distrito de Columbia também o acusa de "posse de arma de fogo para promover um crime de tráfico de drogas", que ocorreram entre janeiro de 2000 a dezembro de 2022.

De acordo com informações da AFP, via UOL, caso o irmão de “El Mencho” seja condenado, ele pode enfrentar uma pena mínima obrigatória de 15 anos de prisão. A responsabilidade da investigação do caso está com o escritório da DEA, em Los Angeles.