Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Israel: Ministro teria sugerido que médicos poderão recusar atendimento a pacientes gays

Após onda de críticas, Orit Strock procurou se explicar; entenda!

Redação Publicado em 27/12/2022, às 09h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay

Orit Strock,um dos novos ministros do governo israelense, sugeriu recentemente que médicos deveriam ter a permissão de se recusarem a tratar pacientes homossexuais por razões religiosas, desde que "haja outros médicos suficientes que possam prestar esse serviço" no hospital. 

A declaração provocou apreensão entre a população do país, com alguns temendo que a nação possa ser tornada ainda mais hostil à comunidade LGBTQ+durante o novo governo, conforme repercutido pelo The Guardian. 

Vale mencionar que o presidente de Israel, Isaac Herzog, condenou a atitude de Strock em um pronunciamento público: “Os pronunciamentos preconceituosos dos últimos dias contra a comunidade LGBTQ e outros setores do público me deixam extremamente alerta e preocupado", afirmou o político. 

Ainda de acordo com o veículo, todavia, Herzog não possui muito poder para impactar as decisões tomadas pelo governo da nação, uma vez que seu cargo é majoritariamente cerimonial. 

Desdobramentos posteriores 

Após a forte repercussão negativa de sua declaração, Orit Strock foi à sua conta do Twitter para esclarecer que estaria se referindo à realização de procedimentos específicos que violariam as crenças judaicas do médico, e não a quaisquer situações em que pacientes LGBTQ+ precisassem de atendimento. Ele não citou, porém, quais eram esses procedimentos. 

Um detalhe de relevância é que o partido do ministro está atualmente elaborando uma lei anti-discriminação. A medida, todavia, abriria uma exceção para provedores de serviços cuja religião é contrária a certos serviços sendo pedidos deles.