Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Israel realiza bombardeio na Cisjordânia pela primeira vez desde os anos 2000

O exército israelense vem realizando ataques à região por anos, mas eles geralmente se limitam à Faixa de Gaza

Redação Publicado em 19/06/2023, às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trechos de vídeos mostrando bombardeios - Divulgação/ Redes Sociais
Trechos de vídeos mostrando bombardeios - Divulgação/ Redes Sociais

Nesta segunda-feira, 19, um helicóptero de combate pertencente às Forças Armadas de Israel bombardeou a Cisjordânia, um território que, assim como a Faixa de Gaza, é ocupado pelo povo palestino. 

Embora a relação entre palestinos e israelenses seja marcada por conflitos militares há décadas, é importante destacar que os ataques costumam se limitar à Faixa de Gaza. 

Os disparos teriam sido feitos a fim de permitir a evacuação de oito soldados do exército de Israel que haviam tido seu veículo explodido enquanto realizavam uma incursão ao território da Cisjordânia.

Como resultado dos ataques, 5 palestinos vieram a óbito (com um deles sendo um adolescente de apenas 15 anos) e por volta de outros 60 ficaram feridos, de acordo com informações da Rádio França Internacional. 

Declaração 

Durante a atividade, ocorreu uma intensa troca de tiros entre as forças armadas e pistoleiros da região. Um grande número de dispositivos explosivos foi lançado contra as forças. As forças responderam com fogo real", afirmou o exército israelense em um comunicado repercutido pelo Times of Israel. 

O objetivo da incursão militar em território palestino, por sua vez, seria a captura de dois suspeitos de participarem do Jihad Islâmico e do Hamas, ambos grupos que pregam a luta contra o Estado de Israel.