Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submersível

James Cameron acusa OceanGate de 'cortar atalhos' que impediriam implosão do Titan

James Cameron disse que o desastre do submarino Titan era evitável, mas empresa responsável decidiu ignorar alertas de segurança

Isabelly de Lima Publicado em 26/03/2024, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O diretor James Cameron e um submersível da OceanGate - Getty Imagens e Reprodução / OceanGate
O diretor James Cameron e um submersível da OceanGate - Getty Imagens e Reprodução / OceanGate

Durante um evento no Museu Marítimo de Fremantle, em Perth (Austrália), no último domingo, 24, o renomado diretor e explorador das profundezas marinhas, James Cameron, expressou suas preocupações em relação ao desastre envolvendo o submarino OceanGate, afirmando que manchou a reputação da indústria submersível.

Cameron, conhecido por suas expedições submarinas e por filmes como "Titanic" e "Avatar", abordou o assunto enquanto discursava sobre sua própria experiência de mergulho recorde em 2012 no Challenger Deep, na Fossa das Marianas.

Ele classificou a tragédia envolvendo o submarino OceanGate Titan, que ocorreu em junho de 2023 e resultou na perda de cinco vidas, como "totalmente evitável". O acidente ocorreu enquanto o submarino descia para explorar os destroços do Titanic, a uma profundidade de aproximadamente 3.500 metros.

O desastre levantou questões sobre a construção do veículo e as medidas de segurança adotadas. Cameron enfatizou que a possibilidade de implosão deveria ser considerada como o principal fator no projeto de submarinos.

Submarino da OceanGate - Reprodução / OceanGate

Acidente raro

O evento fatal marcou a primeira fatalidade no setor em 63 anos e levantou preocupações sobre os padrões de segurança da OceanGate. A empresa recebeu críticas anteriores por supostamente "cortar atalhos" na construção do submarino Titan.

E uma das tragédias, penso eu, é que as pessoas agora pensam que o mergulho submersível é muito mais perigoso do que realmente é", disse ele para a multidão, informou o The West Australian, via Daily Mail. 

Uma publicação no blog da empresa em 2019 afirmava que, embora o submarino não estivesse em conformidade com as normas estabelecidas, isso não implicava que a OceanGate negligenciasse os padrões aplicáveis. Além disso, a OceanGate recebeu uma correspondência da Marine Technology Society em 2018, que expressava preocupações sobre a segurança do Titan.

Melhor investimento

Quando questionado sobre a viagem inaugural do "Titanic II", planejada pelo bilionário australiano Clive Palmer, Cameron destacou sua preferência por investir em ciência, sugerindo que, se tivesse tanto dinheiro, gastaria em pesquisas científicas.

Os planos para o "Titanic II" foram anunciados por Palmer em 14 de março, visando recriar a viagem do navio original em 1912 de Southampton a Nova York até 2027.