Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Via Láctea

Telescópio James Webb encontra galáxia semelhante à Via Láctea

A descoberta pode ajudar cientistas a entenderem a evolução do Universo

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 13/02/2023, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galáxia gêmea da Via Láctea - Divulgação / James Josephides / Swinburne University
Galáxia gêmea da Via Láctea - Divulgação / James Josephides / Swinburne University

O Telescópio Espacial James Webb encontrou recentemente uma galáxia bastante semelhante à Via Lácteae que ainda se encontra em processo de formação. Os astrônomos acreditam que ela, que recebeu o nome de "Sparkler", pode ser uma peça importante para os estudos da evolução do Universo.

A pesquisa, que foi conduzida por Duncan Forbes, professor da Universidade Swinburne, na Austrália, e Aaron Romanowsky, professor da Universidade Estadual de San Jose, nos EUA, foi publicada em dezembro do ano passado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

"Parece que estamos testemunhando, em primeira mão, a montagem dessa galáxia à medida que ela aumenta sua massa — na forma de uma galáxia-anã e vários aglomerados globulares", disse Forbes, em comunicado.

“Estamos entusiasmados com essa oportunidade única de estudar tanto a formação de aglomerados globulares quanto uma Via Láctea infantil, em uma época em que o universo tinha apenas um terço de sua idade atual", prosseguiu, conforme informações da revista Galileu.

3% da massa da Via Láctea

De acordo com a fonte, a Sparkler tem cerca de 9 bilhões de anos e pode ser encontrada na constelação de Volans (ou Peixe Voardor). Como apontam os cientistas, ela se formou 4 bilhões de anos após o Big Bang e hoje possui somente 3% da massa da Via Láctea, embora esse tamanho aumente conforme ela se "alimenta".

Ao observarem os aglomerados globulares que cercam a galáxia recém-descoberta, os especialistas constataram que os conjuntos de estrelas se assemelham a versões mais jovens dos aglomerados globulares existentes ao redor da Via Láctea.

Agora, os astrônomos querem utilizar-se de imagens mais profundas para detectar mais aglomerados ao redor de Sparkler e, desta forma, aprender sobre como ambas as galáxias surgiram.

"A origem dos aglomerados globulares é um mistério de longa data, e estamos entusiasmados que o JWST possa olhar para trás no tempo e vê-los em sua juventude", conclui Romanowsky.