Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / James Webb

James Webb fotografa os misteriosos anéis de Urano

Os anéis do planeta gelado são muito mais sutis que os de Júpiter, tornando os registros recentes impressionantes

Ingredi Brunato Publicado em 11/04/2023, às 14h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias mostrando Urano com seus anéis - Divulgação/ NASA
Fotografias mostrando Urano com seus anéis - Divulgação/ NASA

A NASA divulgou recentemente uma nova e impressionante fotografia de Urano, que é o planeta mais frio do Sistema Solar, sendo composto principalmente por hidrogênio e hélio. 

A imagem foi capturada pelo supertelescópio espacial James Webb, que é o mais potente já criado pela humanidade, e surpreende por permitir a visualização dos anéis que circulam o corpo celeste. 

As 13 estruturas circulando Urano, que são formadas de poeira cósmica, são muito mais fracas que os anéis presentes ao redor de Júpiter, por exemplo, o que torna mais difícil detectá-los, segundo informou a CNN. 

Na fotografia feita pelo James Webb, dá para enxergar 11 deles, o que serve como prova da alta definição do telescópio. Os especialistas da NASA, porém, acreditam que nas condições astronômicas certas será possível usar a tecnologia para registrar todos os 13 anéis. 

Comparação entre imagem feita pelo Telescópio Hubble (à esquerda) com a do James Webb (à direita) / Crédito: Divulgação/ NASA

Os mistérios do planeta gelado 

Em entrevista também à CNN,Naomi Rowe-Gurney, que é uma das pesquisadoras que trabalha com o James Webb, falou sobre a importância de novas investigações a respeito do curioso planeta frio: 

O sistema de anéis de um planeta nos diz muito sobre suas origens e formação.Urano é um mundo tão estranho com sua inclinação lateral e falta de calor interno, que qualquer pista que possamos obter sobre sua história é muito valiosa", apontou ela ao veículo via e-mail.