Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Jornalista

Jornalista dos EUA completa 11 anos preso na Síria

Austin Tice está incomunicável desde 2012, quando foi raptado enquanto fazia uma reportagem no país

Redação Publicado em 15/08/2023, às 11h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando Austin Tice antes do sequestro, e durante um vídeo divulgado por seus captores - Divulgação/ FBI
Montagem mostrando Austin Tice antes do sequestro, e durante um vídeo divulgado por seus captores - Divulgação/ FBI

Em 14 de agosto de 2012, o jornalista freelancer estadunidense Austin Tice fazia uma reportagem de guerra na Síria quando foi sequestrado. Exatamente 11 anos depois, ele ainda permanece cativo no país estrangeiro. 

Conforme divulgado pelo UOL, Joe Biden chegou a mencionar o caso recentemente. A negociação com o governo sírio pela libertação de Tice tem sido pauta entre os governos por mais de uma década, infelizmente sem chegar em lugar algum até o momento. 

O caso

O repórter norte-americano, que hoje tem 42 anos, é aquele a ter passado mais tempo preso fora dos Estados Unidos. Antes de seu sequestro, ele trabalhava com as grandes agências de notícias, como Associated Press e AFP, além de jornais respeitáveis como o The Washington Post. 

Austin Tice foi raptado quando estava a apenas dias de sair da Síria, e, pouco menos de dois meses depois, um vídeo seu amarrado e vendado foi divulgado por seus captores. Ele tem estado incomunicável deste então, situação que preocupa não apenas seus amigos e familiares, como as autoridades internacionais de defesa dos direitos humanos e da liberdade de imprensa.