Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Jornalista negra Ida B. Wells é a nova Barbie da série ‘Mulheres Inspiradoras’

A Mattel incluiu a sufragista norte-americana na linha histórica; outras três brasileiras já fazem parte

Wallacy Ferrari Publicado em 18/01/2022, às 14h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto da nova Barbie inspirada em Ida B. Wells - Divulgação / MATTEL
Foto da nova Barbie inspirada em Ida B. Wells - Divulgação / MATTEL

A Mattel anunciou a fabricação de uma nova boneca Barbie para a linha "Inspiring Women" ("Mulheres Inspiradoras", em tradução livre), agora homenageando a jornalista norte-americana sufragista e ativista dos direitos civis Ida B. Wells, acompanhando outras homenageadas pela linha, como Rosa Parks e Frida Kahlo.

A venda da edição limitada iniciou na última segunda-feira, 17, quando os Estados Unidos comemora o dia de Martin Luther King Jr e marca a abertura do mês da História Negra em colégios estadunidenses. A boneca de Ida ainda contou com participação criativa de Michelle e DanDuster, bisnetos da ativista.

Nascida como escrava no Mississippi em 1862, ela começou a trabalhar como professora após a libertação e contribuiu com movimentos de direitos civis.

Ao migrar para o jornalismo, promoveu os movimentos anti-linchamento após escrever sobre episódios de espancamentos de comerciantes negros por concorrentes brancos.

A Mattel também incluiu brasileiras na linha "Inspiring Woman" internacional anteriormente; a biomédica Dra. Jaqueline Goes, responsável pelo sequenciamento do genoma do covid-19 em tempo recorde no Brasil; a surfista Maya Gabeira, detentora de dois recordes mundiais por enfrentar ondas gigantes; e a cantora Iza.