Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Jornalista russa que filmou último vídeo de Navalny antes de morrer é presa

Acusada de ligações à ‘organização extremista’, Antonina Favorskaya é uma dos seis jornalistas detidos na Rússia no último mês

Éric Moreira Publicado em 29/03/2024, às 09h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antonina Favorskaya e Alexei Navalny em documentário - Reprodução/X/@RSF_inter / Reprodução/HBO Max+
Antonina Favorskaya e Alexei Navalny em documentário - Reprodução/X/@RSF_inter / Reprodução/HBO Max+

Recentemente, autoridades russas prenderam Antonina Favorskaya, jornalista que filmou o último vídeo de Alexei Navalny, opositor de Putin, antes de morrer. Ela, assim como outros cinco jornalistas detidos neste mês, é acusada de possuir ligações com "organização extremista".

Favorskaya cobriu os julgamentos de Navalny ao longo de vários anos. Ela foi detida na noite de 17 de março, acusada de participar de "organização extremista" após fazer publicações em redes sociais da Fundação Anticorrupção de Navalny, conforme repercute o grupo russo de direitos humanos OVD-Info.

+ Documentário disponível no streaming narra a história de Navalny, opositor de Putin que morreu na prisão

No entanto, Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny, negou que Favorskaya tenha publicado nas plataformas da fundação, e sugeriu que as autoridades russas só a prenderam porque ela estaria fazendo seu trabalho como jornalista. Alexei Navalny, vale mencionar, morreu em fevereiro sob circunstâncias ainda controversas.

+ Putin ordenou que Navalny sofresse 3 dias de tortura, afirma porta-voz

Perseguição a jornalistas

Segundo o The Guardian, Antonina Favorskaya é uma entre os vários jornalistas russos que as autoridades do país visam, em meio a uma ampla repressão contra a dissidência na Rússia. 

Além dela, outras duas jornalistas, Alexandra Astakhova e Anastasia Musatova, foram detidas depois de visitarem-na no cento de detenções onde era mantida. Também foram presos Ekaterina Anikievich, do site de notícias russo SOTAvision, e Konstantin Yarov, do RusNews.

+ Após a morte de Navalny, jornalista russa diz ter medo de ser próxima vítima

Ao RusNews, inclusive, Yarov descreveu que foi espancado, enquanto em custódia: "Eles me chutaram, colocaram um pé na minha cabeça, torceram meus dedos, zombaram de mim quando tentei me levantar, exigiram que mostrasse minha mochila como se ela pudesse conter explosivos", afirmou.

Na última quarta-feira, 27, também foi detida em Ufa, a 1.300 km a leste de Moscou, a repórter Olga Komleva, também acusada de extremismo e envolvimento com Navalny e sua organização.