Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Laboratório italiano desenvolve robô que pode voar

O robô humanoide é chamado iRonCub e ainda está em fase de testes, mas espera-se que ele voe como o Homem de Ferro

Paola Orlovas, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 14/12/2021, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robô iRonCub sendo testado - Divulgação/ Instituto Italiano de Tecnologia (IIT)
Robô iRonCub sendo testado - Divulgação/ Instituto Italiano de Tecnologia (IIT)

Um robô projetado para voar como o Homem de Ferro está sendo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Italiano de Tecnologia (IIT). A máquina, equipada com motores a jato, é chamada de iRonCub, e ainda está em fase de testes.

Os cientistas responsáveis pelo iRonCub terão um artigo publicado na edição de janeiro da revista IEEE Robotics and Automation Letters, e agora estão fazendo atualizações para que o robô possa fazer voos controlados. As informações são do portal Olhar Digital.

Daniele Pucci, chefe do laboratório de Inteligência Artificial e Mecânica do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes do Instituto Italiano de Tecnologia, destacou as contribuições que podem ser trazidas pelo robô em entrevista:

Eu acredito que os benefícios são muitos. Primeiro, existem benefícios tecnológicos. A robótica humanoide aérea estende a manipulação aérea a um nível mais robusto e eficiente em termos de energia”, explica.

O cientista também traz uma análise dos benefícios do robô a partir de um olhar social, dizendo: “Eu realmente acredito que a robótica humanoide aérea pode ser usada como uma base de teste para exoesqueletos voadores atuados para seres humanos.”

Mas Pucci não deixa de destacar que ainda há muito chão para que o robô chegue lá:

No entanto, a jornada que temos pela frente ainda é longa, e podemos usar robôs humanoides voadores para impulsionar essa jornada e evitar muitos testes em humanos”, diz.