Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Foguete

Lançamento de foguete que pousaria na Lua é adiado pela SpaceX

Marcada como a segunda tentativa da empresa de pousar na Lua no ano, a nova data está prevista ainda para esta semana; confira!

Isabelly de Lima Publicado em 14/02/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foguete da SpaceX - Reprodução / X / SpaceX
Foguete da SpaceX - Reprodução / X / SpaceX

Uma empresa dos Estados Unidos postergou para quinta-feira, 15, o lançamento de um foguete com o objetivo de pousar na Lua, marcando a segunda tentativa deste ano de um grupo privado de levar uma sonda até o satélite terrestre.

A decolagem estava inicialmente programada para as 00h57 de quarta-feira, horário da Flórida (2h57 de Brasília), mas a Nasa anunciou o adiamento devido a "temperaturas de metano fora do normal antes de introduzir a carga de metano".

A agência espacial americana informou que o lançamento agora está previsto para às 1h05 de quinta-feira (3h05 de Brasília), conforme divulgado em sua conta na rede social X. A missão IM-1 tem como objetivo enviar um módulo de pouso com mais de quatro metros de altura, desenvolvido pela empresa Intuitive Machines, com sede no Texas e fundada em 2013.

SpaceX Falcon 9

O dispositivo será lançado em um foguete SpaceX Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy, no sudeste dos Estados Unidos. Após a decolagem, o módulo de pouso se separará do estágio superior do foguete e receberá energia. Em seguida, estabelecerá comunicação com a sala de controle da Intuitive Machines, localizada em Houston, Texas.

A participação das empresas privadas desempenha um papel cada vez mais crucial na exploração espacial", afirmou a Intuitive Machines via AFP, pelo UOL.

Esta será a primeira tentativa de missão lunar da empresa, mas a segunda no âmbito do novo programa CLPS da Nasa, que contratou empresas privadas para transportar equipamentos científicos em sentido ao satélite natural, visando preparar o retorno dos astronautas à Lua.

A empresa Astrobotic não conseguiu chegar à Lua devido a um vazamento de combustível, resultando na destruição deliberada de seu módulo de pouso em pleno voo, em janeiro. A Nasa reconhece o risco de fracasso das missões atribuídas a empresas novatas e ressalta que está ciente de que nem todas serão bem-sucedidas.