Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

Lápides e estátuas: França sofre mais de 200 roubos em cemitérios

Imagens de bronze da Virgem Maria e fontes de água benta são alguns dos itens saqueados em cemitérios no leste do país; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/08/2023, às 16h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cemitério na França - Pierre-Yves Beaudouin via Wikimedia Commons
Imagem ilustrativa de cemitério na França - Pierre-Yves Beaudouin via Wikimedia Commons

Desde o início de agosto, o leste da França vem passando por um curioso aumento em casos de roubos de cemitérios. Logo nas primeiras semanas do mês, a cidade de Alsácia foi a afetada. Agora, as ocorrências são registradas na cidade de Franche-Comté.

Segundo a RFI, as imagens de bronze da Virgem Maria são os itens mais saqueados destes locais, mas não são os únicos: fontes de água benta e lápides de mármore também são alvo dos ladrões. Mais de 200 objetos já foram roubados na região nas últimas semanas.

+ Tiktoker viraliza ao fazer receitas encontradas em lápides

Por conta disso, relata a France Bleu, uma investigação já foi aberta pelo polícia de Alto Reno, onde os últimos casos aconteceram.

Os roubos

Para se ter uma ideia do índice dos crimes, apenas no dia 10 deste mês, houve relato do roubo de 20 estátuas de bronze com representações da Virgem Maria. Os casos aconteceram na cidade de Saint-Germain.

As tentativas de saques também aconteceram contra algumas lápides, conforme apontou Bruno Guédot, representante da comissão sindical responsável pelo cemitério intermunicipal. "Podemos constatar que estavam bem vedadas".

Houve tentativas de arrancar a lápide, mas sem sucesso. Os ladrões acharam mais fácil retirar o bronze do que a resina. Lápides foram danificadas e letras de bronze, removidas", apontou. "Algumas custam mais de € 1 mil", diz Guédot sobre o valor das estatuetas.

Com a hipótese das ações estarem conectadas, a polícia francesa já estuda centralizar todas as investigações abertas pelas comunas que foram afetadas com os roubos.