Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guerra

Locais históricos de Kiev e Lviv entram na relação de Patrimônio Mundial em Perigo

A medida, estabelecida durante um encontro anual da Unesco, possibilita a introdução de ajuda internacional no país

Redação Publicado em 15/09/2023, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da Catedral de Santa Sofia - Reprodução/Flickr/Jorge Franganillo
Imagem da Catedral de Santa Sofia - Reprodução/Flickr/Jorge Franganillo

Nesta sexta-feira, 15, locais históricos de Kiev e Lviv, na Ucrânia, foram adicionados a lista de Patrimônios Mundiais em perigo pela Unesco, em razão da invasão russa no país. Pontos culturais, como a Catedral de Santa Sofia e o centro histórico da cidade de Lviv, estão sob ameaça de destruição.

A medida foi estabelecida durante o encontro anual do conselho do Patrimônio Mundial da Unesco, sediado em Riad, na Arábia Saudita. A decisão possibilita a introdução de auxílio financeiro e técnico de outros países, conforme repercutido pelo portal O Globo.

Destruição

Esta determinação busca o fim dos bombardeios a locais resguardados por normas internacionais. A agência da ONU, que considerou os ataques “uma ameaça crescente à cultura ucraniana”, registrou danos em mais de 270 pontos culturais do país.

Estes lugares estão ameaçados de destruição. Houve ataques nas zonas tampão destes sítios e não sabemos o que vai acontecer no futuro.”, esclareceu Lazare Eloundou, diretor do Patrimônio Mundial, à AFP.

O centro histórico de Lviv entrou na lista de Patrimônios Mundiais em 1996. Já o mosteiro das Grutas de Kiev e a Catedral de Santa Sofia foram incluídos alguns anos antes, em 1990.