Notícias » Europa

Museu de arte ucraniano tenta mover obras para salvá-las

O Museu Nacional Andrey Sheptytsky, localizado em Lviv, é o maior da Ucrânia

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/03/2022, às 14h32 - Atualizado às 14h33

Fachada da instituição ucraniana
Fachada da instituição ucraniana - Museu Nacional Andrey Sheptytsky

Os funcionários do Museu Nacional Andrey Sheptytsky, o maior museu de arte da Ucrânia, localizado em Lviv, estão embrulhando obras de diversos períodos, como é o caso de quadros barrocos e uma obra de arte sacra do século 18. As informações são da Deutsche Welle. 

O diretor-geral do museu, Ihor Kozhan, que faz parte dos esforços, e supervisiona os trabalhadores do museu no esforço para proteger o patrimônio de possíveis ataques, falou sobre a movimentação dentro da instituição:

Às vezes, as lágrimas vêm porque muito trabalho foi colocado aqui. Leva tempo, energia. Você está fazendo algo bom, se sente satisfeito. E então, hoje, você vê paredes vazias, parece amargo, triste. Não acreditávamos até o último minuto que isso pudesse acontecer'', disse Kozhan.

O Museu Nacional Andrey Sheptytsky, próximo à fronteira da Ucrânia com a Polônia, fechou logo após os primeiros ataques da Rússia contra o país, durante o dia 24 de fevereiro. O diretor da instituição disse que várias instituições europeias oferecem ajuda ao museu diariamente.