Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Machado de Assis pode ter escrito um perfil sobre Dom Pedro II, diz pesquisadora

Até então, o texto nunca teve um autor atribuído, mas, evidências indicam que ele pode ter sido escrito pelo maior nome da literatura brasileira

Penélope Coelho Publicado em 18/09/2020, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Machado de Assis - Wikimedia Commons
Retrato de Machado de Assis - Wikimedia Commons

De acordo com uma reportagem publicada ontem, 17, pelo jornal O Globo, a pesquisadora Cristiane Garcia Teixeira, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), identificou aspectos curiosos em um texto que até então não tem um autor definido.

Segundo a publicação, o perfil intitulado Pedro II Esboço Biográfico, foi publicado pela revistaO Espelho, em 6 de novembro de 1859. O texto repleto de ironias falando sobre  imperador Dom Pedro II pode ter sido escrito por um dos maiores nomes da literatura no Brasil, Machado de Assis.

Depois de inúmeras pesquisas e comparações, Cristiane chegou a algumas conclusões: segundo a pesquisadora, nos parágrafos inicias já é possível notar características de um texto de Machado, por exemplo, o uso da narrativa em primeira pessoa. Além da maneira de conduzir o que está sendo escrito, driblando o leitor sobre as verdadeiras intenções daquele texto.

De acordo com João Cezar de Castro Rocha, um dos mais notórios pesquisadores de Machado de Assis no Brasil, existe uma grande possibilidade de que o texto tenha sido mesmo escrito pelo autor de Dom Casmurro:

“Não seria surpreendente que Machado fizesse esse perfil biográfico, já que ele escreveu até mesmo poemas aos imperadores. E quando se reinsere essa publicação como sendo do maior autor brasileiro, mesmo ele ainda sendo jovem nessa época, esse texto ganha outra dimensão e importância”, afirmou João Cezar em entrevista ao jornal O Globo.