Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Madonna da Turquia

‘Madonna da Turquia’ é presa acusada de ‘incitar ódio’ por piada com escolas religiosas

Cantora pop Gulsen fez brincadeira durante show em abril, que viralizou recentemente

Redação Publicado em 27/08/2022, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cantora turca Gulsen - Divulgação/Instagram/@gulsen
A cantora turca Gulsen - Divulgação/Instagram/@gulsen

A cantora Gulsen, chamada de “Madonna da Turquia”, foi presa na quinta-feira, 25, devido a uma piada feita em um show de abril que envolveu as escolas religiosas do país e viralizou recentemente nas redes sociais.

Acusada de incitar ódio, a artista se tornou alvo dos conservadores turcos, que consideraram suas falas como insolentes, enquanto seus opositores, mais liberais, classificaram a prisão como desproporcional em vista à brincadeira.

O episódio aconteceu durante uma performance da cantora pop, na qual ela afirmou que a “perversão” de um integrante de sua banda seria em decorrência do fato de ele ter estudado em uma das tradicionais escolas religiosas turcas.

A fala gerou grande repercussão especialmente porque o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, assim como vários outros membros do atual governo, também estudaram nessas escolas. O líder turco esteve em uma das primeiras instituições de ensino “Imam Hatip”.

Pedido de desculpas

Pelas redes sociais, Gulsen pediu desculpas pela piada antes de ser presa nesta semana, acrescentando que a brincadeira foi aproveitada por pessoas que pretendem "polarizar a sociedade", segundo repercutiu o portal Terra.

A cantora disse ainda que defende a "liberdade de expressão" e que fez uma "brincadeira entre colegas". Ainda assim, pediu desculpas "a todos que se sentiram ofendidos". Ela aguarda julgamento enquanto está detida.