Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Angola

Maior diamante rosa puro descoberto em 300 anos é encontrado na Angola

As minas na Angola estão entre as 10 maiores produtoras desse tipo de pedra no mundo

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/07/2022, às 16h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diamante rosa de 170 quilates - Divulgação / Lucapa Diamond Company
Diamante rosa de 170 quilates - Divulgação / Lucapa Diamond Company

Considerado a maior pedra preciosa descoberta nos últimos 300 anos, um diamante rosa puro foi encontrado no interior da Angola, por mineiros. Nesta quarta-feira, 27, a empresa australiana Lucapa Diamond Company, a operadora da mina, fez o anúncio oficial.

A empresa afirmou que o diamante de 170 quilates é um dos mais raros do mundo. Stephen Wetherall, CEO da companhia, disse que "apenas um em cada 10.000 diamantes é todo coberto pela cor rosa. Então certamente estamos olhando para um artigo muito raro quando encontramos um diamante rosa muito grande".

O valor da pedra ainda não foi estimado, mas a expectativa é de que seja alto, pela raridade e pelo tamanho do diamante. A empresa também não informou quanto os mineiros angolanos receberam pela peça.

Peça rara

O diamante será leiloado pela companhia estatal de Angola, responsável pela administração do mercado de diamantes, comuns no país. As minas da Angola estão entre as 10 maiores produtoras do tipo de pedra preciosa no mundo.

A peça de cor rosa não está entre os maiores diamantes já encontrados no mundo, apesar da raridade e do tamanho. Um diamante encontrado em 1905, na África do Sul tinha mais de 3.100 quilates, sendo um marco histórico, segundo o G1.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.