Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / José Eduardo dos Santos

Por que o corpo de ex-presidente angolano passará por autópsia?

Morte de José Eduardo dos Santos, ex-presidente angolano, gera suspeitas

Redação Publicado em 11/07/2022, às 12h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ex-presidente angolando José Eduardo dos Santos - Getty Images
Ex-presidente angolando José Eduardo dos Santos - Getty Images

Depois do pedido das filhas, o corpo do ex-presidente angolanoJosé Eduardo dos Santos, foi submetido a autópsia durante o final de semana.

Para a AFP, elas disseram que ainda ‘esperam ansiosamente o resultado’. Conforme repercutido, um juiz autorizou a autópsia na última sexta-feira, 8, sem revelar maiores detalhes. 

José morreu aos 79 anos na sexta-feira, 8, em uma clínica de Barcelona em que estava internado desde que sofreu uma parada cardíaca. Ele abandonou Angola e se mudou para a cidade espanhola em abril de 2019, oficialmente por motivos de saúde.

A morte do político divide opiniões, principalmente por informações básicas sobre o que teria causado o óbito. Uma forte tensão familiar é vista desde que ele foi internado na UTI, em especial, entre a última esposa de Santos, Ana Paula e a filha de José, Tchizé dos Santos, de 44 anos. 

Tchizé considera que Ana e o médico particular do ex-presidente são responsáveis pelo agravamento do estado de saúde de Santos. O caso agora é investigado pelas forças nacionais do país.

Acusações

O atual presidente angolano, João Lourenço, surpreendeu a todos quando começou uma ampla campanha contra a corrupção da família de seu antecessor assim que chegou ao poder, em 2017.

Criado em um bairro extremamente pobre da capital Luanda, José Eduardo dos Santos foi indiciado pelo poder legislativo de desviar grandes quantias de recursos angolanos para favorecer sua família e amigos. Uma de suas filhas, Isabel, é considerada a mulher mais rica da África.