Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Maior peixe do mundo é encontrado morto na Baía de Vitória

Em episódio raro, tubarão-baleia de 12 toneladas foi encontrado sem vida

Redação Publicado em 30/03/2023, às 10h11 - Atualizado em 31/03/2023, às 09h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do tubarão-baleia encalhado - Projeto Baleia Jubarte e Instituto Orca
Registro do tubarão-baleia encalhado - Projeto Baleia Jubarte e Instituto Orca

Em episódio considerado raro, um tubarão-baleia com surpreendentes 12 toneladas foi identificado sem vida na Baía de Vitória na última segunda-feira, 27. Após ser descoberto por moradores, o Instituto Orca confirmou que o animal é da espécie Rhincodon typus, maior peixe do mundo e que não costuma encalhar. As informações foram repercutidas pelo G1 através do projeto Baleia Jubarte.

O animal encontrado sem vida era uma fêmea que tinha impressionantes 11,6 metros de comprimento. Já em grande estado de decomposição, a carcaça foi recolhida nesta última terça-feira e levada até um estaleiro da Prainha, em Vila Velha.

Registro do Rhincodon typus /Crédito: Projeto Baleia Jubarte e Instituto Orca

A necrópsia foi fundamental para determinar que o animal estava não só saudável, mas também bem nutrido. Apresentava uma marcante camada de gordura, além do exame realizado no estômago ter identificado uma alimentação regular. 

Materiais

Esse processo também visualizou que não existiam materiais como borrachas e plásticos no estômago do animal. Também não foram identificados marcas que pudesse indicar que o peixe foi preso em pesca ou até mesmo alvo de uma embarcação. 

Outra foto do tubarão-baleia encontrado /Crédito: Projeto Baleia Jubarte e Instituto Orca

Agora, o projeto informa que amostras do tecido do animal serão analisadas visando encontrar doenças ou até mesmo uma possível contaminação. Com o final da necropsia, o peixe, considerado o maior do mundo, será enterrado em um local regular e providenciado pela Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha.