Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pescador

Pescador da Rússia captura raro espécime de tubarão-duende

Espécie de tubarão-duende pertence a uma linhagem de animais datados de 125 milhões de anos atrás

Redação Publicado em 22/03/2023, às 13h23 - Atualizado às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tubarão-duende capturado por pescador russo - Reprodução/Instagram/@rfedortsov_official_account
Tubarão-duende capturado por pescador russo - Reprodução/Instagram/@rfedortsov_official_account

Na última segunda-feira, 20, o pescador russoRoman Fedortsovviralizou nas redes sociais ao publicar uma foto em seu Instagram da rara espécie de tubarão-duende (Mitsukurina owstoni), que pertence a uma linhagem de animais datados de 125 milhões de anos atrás. 

Segundo informações da revista Galileu, Fedortsov, que trabalha em uma traineira – pequena embarcação de pesca – no noroeste da Rússia, dedica a vida em fazer expedições a procura de criaturas marinhas desconhecidas, como um caranguejo com dentes. No caso do tubarão-duende, apelidado de “fóssil vivo” por apresentar presumivelmente características pré-históricas, o pescador descreveu que o espécime tem longo focinho e dentes afiados.

Tubarão-duende

Conforme noticiado pelo site britânico Mirror, o tubarão-duende já foi encontrado em uma profundeza de 1,3 mil metros e, geralmente, os machos são maiores do que as fêmeas. Além disso, os predadores conseguem capturar suas presas rapidamente devido a sua mandíbula projetada para frente e que seu tom branco rosado deve-se a grande presença de vasos sanguíneos em sua pele.

Em outro trecho, a União Internacional para a Conservação da Natureza esclareceu que o tubarão da família Mitsukurinidae está na categoria de “menor preocupação de extinção” e que ele raramente entra em contato com humanos

Outros detalhes 

Em comunicado, o Museu da Flórida, Estados Unidos, explicou que o animal pode ver encontrado em plataformas continentais e montes submarinos, sendo registradas aparições no Pacífico Ocidental, em águas da Austrália, Nova Zelândia e Japão.