Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Mais de 30 migrantes são sequestrados no norte do México

Grupo seguia em viagem de ônibus em direção a fronteira entre México e Estados Unidos quando foi sequestrado por homens armados

Redação Publicado em 03/01/2024, às 09h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de parte da fronteira entre o México e os Estados Unidos - Getty Images
Fotografia de parte da fronteira entre o México e os Estados Unidos - Getty Images

No último sábado, 30, um grupo com pelo menos 31 pessoas que viajavam em um ônibus no norte do México, em direção a uma região de fronteira com os Estados Unidos, foi sequestrado por homens armados. O caso só foi divulgado por autoridades locais na terça-feira, 2.

Conforme diz Jorge Cuéllar, porta-voz de segurança do estado de Tamaulipas, que faz fronteira com os Estados Unidos, à Milenio TV, "recebemos o relato do motorista de um ônibus do Grupo Senda, que nos indicou que foi interceptado por cinco veículos", estes que eram conduzidos por homens armados. Ele ainda informa que dos 36 passageiros do ônibus, 31 foram levados; e todos estes "são estrangeiros", complementa Cuéllar.

O ônibus partia inicialmente da cidade mexicana de Monterrey, no estado vizinho de Nuevo León, e seu destino final seria Matamoros, em Tamaulipas, uma cidade de fronteira por onde muitos migrantes tentam adentrar nos Estados Unidos. O sequestro ocorreu próximo ao município de Reynosa.

+ Número de brasileiros detidos na fronteira do México com os EUA aumenta em 6 vezes

Buscas

Conforme repercutido pelo g1, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, alegou publicamente que "a investigação já está em andamento", e que as buscas pelos migrantes já ocorre desde o dia do sequestro. Já Jorge Cuéllar acrescenta na informação, dizendo que "já há avanços" nas buscas. "Não podemos adiantar informações parciais porque poderíamos prejudicar a investigação", pontua.

Quem também se pronunciou sobre o caso foi o atual presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que publicou em seu X (antigo Twitter) que quatro dos sequestrados são colombianos. "A embaixada colombiana no México está coordenando com o estado mexicano o resgate", escreveu.

Por fim, vale mencionar ainda que, em 2022, a fronteira entre o México e os Estados Unidos foi considerada a "rota migratória terrestre mais perigosa do mundo", com um total de pelo menos 686 mortos ou desaparecidos, segundo um relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Ainda assim, o fluxo de pessoas atravessando a fronteira é grande: entre outubro de 2022 e setembro de 2023, 2,4 milhões de pessoas entraram nos Estados Unidos pela fronteira sul.

+ Governo mexicano descobre as identidades de 9 imigrantes encontrados mortos